Nutricionista dá dicas para o lanche das crianças durante o período escolar

Por estarem fora da visão dos pais, as crianças tendem a ingerir uma quantidade de alimentos de pouco valor nutricional com maior frequência na escola. Sendo assim, os pais devem se atentar à alimentação dos filhos durante esse período.
Segundo a nutricionista Priscila Almeida Menezello, é muito importante sabermos que os hábitos alimentares são formados durante a infância e que os pais são os principais exemplos dos filhos. Normalmente, eles tendem a seguir as orientações dos pais e o que fazem em casa – se os pais querem que os filhos comam bem, o exemplo deve começar a partir deles. “O que podem fazer para se atentar à alimentação das crianças durante o período da infância é darem esse hábito em casa. É importante que os pais tenham hábitos alimentares saudáveis e ensinem isso aos filhos de uma forma didática. Quando o filho for comer alguma coisa que faça bem, devem sempre elogiar e incentivar, falando que faz bem para o corpo, dá energia para brincar, deixa mais forte e até ajuda a crescer mais – sempre transmitir informações positivas sobre os alimentos”.
Outro fato importante é estar ciente de que a criança pode rejeitar alguma preparação, mas não quer dizer que ela não goste. “Se você fez uma cenoura crua ralada e seu filho não gostou, tente prepará-la cozida; se não gostar dela cozida, tente prepará-la assada; talvez a criança não goste dela ralada e você pode fazer picadinha em cubos também”, esclarece Priscila.
É relevante procurar apresentar um alimento de várias formas diferentes até ter certeza de que a criança não goste e tentar outros. Para que os pais melhorem a alimentação durante esse período, é considerável começar em casa.
Crianças acima do peso
Normalmente, o excesso de peso está associado ao consumo de alimentos muito industrializados, pois, atualmente, a maioria das mães trabalha fora de casa e não tem muito tempo para cozinhar. Então, acabam preparando coisas mais práticas, como a salsicha, que é um alimento embutido, ou nuggets, que é super industrializado e frito. Os lanches prontos que as crianças levam para a escola são alimentos industrializados e ricos em gordura, açúcar, excesso de sal e farinha branca.
“Para ajudar no processo de perda de peso, é essencial priorizar o consumo de alimentos naturais, integrais ou até feitos em casa. Os pais podem preparar um lanche com frutas, minicenouras e, ao invés de colocarem pão branco, devem optar pelo integral, além de evitar alimentos embutidos, como hambúrgueres, nuggets entre outros. Se a criança consumir alimentos de origem vegetal, que sejam naturais e preparados em casa, e irão reduzir o consumo de açúcar e carboidratos simples”.

Consumo de doces e salgados na cantina
Para controlar o consumo na cantina, os pais devem controlar o dinheiro que disponibilizam para seus filhos, incentivando-os, assim, a comerem o lanche feito em casa. É eficiente dar opções para levarem lanches de casa para a escola, lanches naturais e saudáveis, mas que também agradem o paladar da criança.
A nutricionista cita diversos exemplos de lanches que podem diferenciar no almoço da criança e até tornarem-se algo diário, como, banana cortada com pasta de amendoim e mel, bolachas de arroz com geleia sem açúcar ou cookies caseiros. Mas, se a criança tem o paladar mais salgado, pode optar por lanches com queijo branco, atum ou pasta de grão de bico. Descobrir o que agrada na alimentação do filho pode facilitar na hora de comer na escola, além de deixá-lo satisfeito para não se chatear caso não compre alimentos na cantina.

Priscila Almeida Menezello
CRN 44883
Telefone: 99266 0384

Opções saudáveis de doces
Em relação aos doces, com algumas crianças é difícil, mas, geralmente, se adaptam com as frutas secas, como damasco, ameixa e tâmara. “O ideal seria os pais prepararem as opções em casa, doces com frutas secas, bolo com farinha integral ou de frutas. Preparando o lanche em casa, você pode optar por trocas inteligentes, como controlar a quantidade de açúcar e priorizar o uso do açúcar mascavo. Já existem opções de sorvetes feitos com água e fruta batida e as crianças adoram. Quanto mais natural for, melhor”.

Introdução de verduras e legumes no cardápio
A principal dica para legumes e verduras é que eles devem ser apresentados de várias formas diferentes, entre crus, cozidos ou assados. Os pais também podem optar por fazerem sopas, acrescentarem beterraba no feijão, cenoura ralada no arroz, entre outros. “Uma forma de incentivar bastante as crianças a induzirem os alimentos saudáveis é deixá-las ajudar a preparar o próprio lanche e até a escolher o legume que achou mais bonito ou legal. Normalmente, elas se sentem fazendo parte do momento e querem provar o que fizeram”, finaliza Priscila.