Nutricionista fala sobre como ter uma boa saúde intestinal

Uma dieta saudável e equilibrada ajuda a regular o funcionamento do intestino

A nutricionista Angelica Almeida conta todos os detalhes sobre os cuidados necessários para ter uma boa saúde intestinal. Confira.

O que deve ser prioritário na alimentação a fim de ter uma boa saúde intestinal?
Primeiramente, a saúde intestinal influencia no funcionamento de todo o corpo humano. O intestino é considerado o nosso segundo cérebro e tem funções importantíssimas para nossa nutrição e para as defesas do organismo.
Você pode afetar a saúde do seu microbioma (para melhor ou para pior!) de acordo com as escolhas de estilo de vida que faz diariamente.
Melhorar o microbioma é um investimento que vale a pena. Foi constatado que certos tipos de fibras e carboidratos estimulam particularmente o crescimento de bactérias amigáveis, como a banana, cebola, cebolinha, alho, repolho, alho-poró, aveia, aspargos, nectarina, mirtilo (blueberry) e grapefruit (toranja), que são todos alimentos prebióticos.

Quais alimentos seriam interessantes incluir na minha dieta?
Esses alimentos são os que contêm bactérias do bem, como o Iogurte com culturas vivas, kefir (bebida como iogurte, fermentada a partir do leite), kombucha (tipo de chá fermentado), kimchi (condimento de hortaliças fermentadas), natto (prato feito de soja fermentada) e o chucrute (conserva de repolho fermentado). Vale lembrar que algumas pessoas podem ter alguma intolerância ou alergia a esses alimentos, procure sempre um profissional da saúde nesses casos.
Quais alimentos atrapalham o bom funcionamento do intestino?
Para manter a saúde do intestino é fundamental manter uma dieta saudável. Para isso, o ideal seria evitar alimentos ultraprocessados, embutidos e enlatados, alimentos com corantes, edulcorantes, conservantes e que tenham um monte de ingredientes na embalagem.

Os probióticos realmente funcionam?
Sim, funcionam. Os probióticos são as bactérias boas de nosso organismo e os prebióticos são os alimentos delas. Eles também são um forte aliado da saúde intestinal, pois estimulam o crescimento de mais bactérias benéficas no intestino e inibem a proliferação das bactérias patogênicas, ajudando no fortalecimento da imunidade. Eles são encontrados nos alimentos fermentados, lácteos citados e em suplementos com cepas probióticas.

Por que é importante adicionarmos fibras à nossa dieta?
As chamadas fibras insolúveis são encontradas em alimentos como os pães integrais, cereais, cenouras, na couve e na casca da maçã, além de outras frutas e vegetais. Elas aumentam o trânsito intestinal, diminuindo a constipação, controlando a absorção de carboidratos e ajudando no colesterol alto.
Já as fibras solúveis, que têm como fonte a aveia, farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, maçãs e framboesas, diminuem o trânsito intestinal, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas que têm o intestino solto e frequentes diarreias. E ainda essas fibras têm efeito positivo sobre a mucosa e a microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias benéficas, que são essenciais para proteger esse órgão contra infecções.
Procure sempre ingerir alimentos ricos em fibras como cereais, frutas e verduras, além de investir na hidratação. A recomendação seria de 25 a 30g de fibras diária.

Qual é a relação da ingestão de líquidos com um intestino em bom funcionamento?
O fato é que a água é o combustível número 1 para o pleno funcionamento de nosso organismo. Ela exerce diversos papéis: é condutora, controla a temperatura e elimina resíduos, inclusive para o intestino, e é através dele que são absorvidos para nosso corpo os nutrientes.
Além da ingestão da água em si, é altamente favorável o consumo de alimentos ricos em água, como a melancia, o mamão e a ameixa, por exemplo. A combinação de água com fibras é a mais poderosa possível para combater disfunções intestinais, por aumentar o bolo fecal e reter a água. Dessa forma, recomenda-se também o consumo de grãos integrais, verduras, farelos de centeio e soja.
Em todos os casos, busque conversar com um nutricionista para te ajudar a regular o intestino com uma dieta saudável e equilibrada.

Angelica Almeida
Nutricionista – CRN: 47203-
(19) 98402-4490 /38121894
@_cafsaude_
Clínica CAF
Rua Luiz Leflock, 599, Vila José Kalil Aun