O alimento do espírito

Educação nada mais é do que um preparo das faculdades físicas, intelectuais e espirituais para o melhor cumprimento de todos os deveres da vida. A capacidade de resistência e a força e atividade do cérebro são diminuídas ou aumentadas pela maneira como são empregadas. A mente deve ser disciplinada de modo que todas as suas faculdades sejam simetricamente desenvolvidas. […]
A natureza de uma experiência religiosa é revelada pelo tipo de livro que a pessoa escolhe para ler em seus momentos de lazer. Para ter mente saudável e firmes princípios religiosos, os jovens devem viver em comunhão com Deus, com o auxílio de Sua Palavra. Indicando o caminho da salvação por meio de Cristo, a Bíblia é nosso guia para uma vida mais elevada e melhor. Ela contém as mais interessantes e instrutivas histórias e biografias que já foram escritas. Aqueles cuja imaginação não se tornou pervertida pela leitura de ficção acharão a Bíblia o mais interessante dos livros.
A Bíblia é o Livro dos livros. Se você ama a Palavra de Deus, buscando-a quando tem oportunidade, para que possua seus ricos tesouros e esteja perfeitamente preparado para toda boa obra, então, pode estar certo de que Jesus o está atraindo. Ler as Escrituras de maneira casual, sem procurar compreender as lições de Cristo a fim de que possa satisfazer as exigências dEle, não é suficiente. Há tesouros na Palavra de Deus que só podem ser descobertos cavando fundo na mina da verdade.
A mente carnal rejeita a verdade; mas a pessoa que é convertida experimenta maravilhosa transformação. O Livro que antes era sem atrativos porque revelava verdades que testificam contra o pecador se torna agora o alimento do espírito, a alegria e consolação da vida. O Sol da Justiça ilumina as páginas sagradas, e o Espírito Santo fala à pessoa por intermédio delas. […]
Quem tem cultivado o gosto pelas leituras fúteis, volte agora a atenção à firme palavra da profecia. Tome a Bíblia e comece a estudar com renovado interesse os sagrados registros do Antigo e do Novo Testamentos. Quanto mais frequente e mais diligentemente estudar a Bíblia, tanto mais bela se tornará, e menos prazer você terá nas leituras fúteis. Ligue esse precioso Livro ao coração. Ele será para você não só um amigo, mas um guia (Mensagens aos Jovens, p. 271, 273, 274).