O amor tudo suporta

“O amor tudo sofre, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta…”

 

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:1-7
Esse texto é bastante conhecido por ser usado como tema em cerimônias de casamento. Quando ouvimos ou proferimos a expressão: “o amor tudo suporta”, normalmente entendemos estar se referindo ao sentimento que um casal nutre um pelo outro. Até quem não tem familiaridade com as Escrituras Sagradas conhece essa frase. Para todos nós, o amor é o sentimento mais intenso que uma pessoa pode sentir e demonstrar por outra. Embora, geralmente mencionado em assuntos relacionados a casamentos, há nesse versículo um ponto que afeta diretamente nossa forma de ser e de nos relacionar e até de amadurecer diante das dificuldades da vida.
O amor é um sentimento que vai além da relação entre duas pessoas, no namoro ou no casamento.Para falar sobre esse sentimento mais forte e impactante, e no geral, as consequências que elas nos trazem, precisamos pensar sobre o amor de Deus sobre nós. Se não reconhecermos e não sentirmos que somos filhos amados de Deus, não poderemos demonstrar amor. E sim, estamos falando de coisas simples!
Se você é uma pessoa que não tem amor, de nada valerão os títulos que você possui ou atitudes que você demonstra. E sabe o que mais você pode estar fazendo, e que pode ser descartado se você não tiver amor? Gestos como: educação, simpatia, generosidade, caridades, esmolas etc.. Tudo isso precisa estar regado com amor. Sabe por quê? Não adianta você oferecer comida, dinheiro ou qualquer outro recurso ao seu semelhante se seu coração é árido de amor!
Quando se tem amor, todas essas práticas brotam do sentimento que já habita em você. Você passa a agir com mais paciência, consegue se colocar no lugar do outro com mais facilidade, não se orgulha do que faz, e outras coisas que você não conseguia enxergar antes. Por isso, a Bíblia nos diz exatamente o que precisamos saber sobre como somos alcançados e transformados pelo amor de Deus.
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta diz respeito a característica do amor de Deus para conosco. Receba Jesus Cristo em seu coração, maior expressão do amor de Deus e seja transformado!

Pr. Edwil V. Borçatto – Igreja Cristã da Trindade – Rua Campinas, 749
Cosmópolis