O coração engana

“Assim diz o Senhor: “Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do Senhor”

O coração engana. Ele pode ser perigoso. É por isso que somos tão facilmente convencidos e, às vezes, somos tão convincentes. Nós não só mentimos para nós mesmos; nós nos enganamos.
Mas existe uma maneira de examinar o nosso coração enganoso. Seguem aqui três dicas:

1. Em primeiro lugar, admita.
Quanto mais cedo você aceitar este fato desagradável e alarmante a seu respeito, mais rápido será capaz de desenvolver e manter uma desconfiança saudável, mais aberto estará para receber opiniões e conselhos que entram em confronto com a direção que o seu coração está seguindo, mais cauteloso será quando o vendedor que existe dentro de você tentar “vender o seu peixe” e mais fácil será reconhecer que aquilo que você está tentando justificar pode ser apenas uma mentira que você está dizendo a si mesmo.
Em segundo lugar, pergunte.
Faça a seguinte pergunta: – Estou sendo honesto comigo mesmo… de verdade?
Tenha uma conversa franca consigo mesmo. Olhe-se no espelho. Olhe em seus próprios olhos. Sim, falando sério… fique parado na frente do espelho e pergunte-se em voz alta… e diga o seu nome. – Adriano, você está sendo honesto consigo mesmo… de verdade? – E, então, fale a verdade… mesmo que você não esteja planejando agir de acordo com essa verdade.
Você deve a si mesmo esse direito de saber, mesmo que tal conhecimento revele uma direção que você não deseje seguir. Não vai doer saber. Você precisa ser honesto consigo mesmo… verdadeiramente.
Em terceiro lugar, seja curioso…
Quando superamos o nosso próprio desconforto é ficarmos curiosos para descobrir porque estamos sentindo o que estamos sentindo… porque estamos determinados a fazer algo, chegamos à verdade.

Mas, a maioria das pessoas não faz isso.
Não seja a maioria.
Seja uma pessoa curiosa. A curiosidade vai fazer você perceber os limites da sua ignorância. É aí que aprendemos. É aí que passamos a compreender. É aí que conseguimos enxergar o nosso preconceito e como a nossa visão é estreita. Quando algo se torna desagradável… (e isso sempre acontecerá)… quando algo se torna desagradável e você fica tentado a se afastar… e a voltar para aquilo em que você sempre acreditou, saiba disso… Esse sentimento é o medo falando. É a insegurança falando. Você aprenderá muito pouco com ambos. Então, mude a sua atitude e seja curioso.

Se você fizer isso, aprenderá algo. No mínimo, aprenderá algo sobre si mesmo… e poderá escolher ser melhor.

Pr. Adriano Vargas
Igreja Adventista do Sétimo Dia Ouça o podcast 8ampodcast