O dente do juízo

O seu dente do juízo já nasceu? Não sabe que dente é esse? Ele é chamado de siso e é o último dente da arcada dentária. Em geral, nasce a partir dos 17 anos de idade. O dente recebeu esse apelido, “dente do juízo”, exatamente porque nasce quando a vida adulta está chegando.
Porém, apesar da idade, nem sempre pessoas que já têm o “dente do juízo” possuem “juízo”. Muitos adultos tomam decisões erradas na vida, e muitas pessoas que ainda estão na infância e adolescência já conseguem escolher de maneira adequada. Segundo o contexto do versículo de hoje, o “bom siso” não chega com o nascimento de um dente, mas com a sabedoria adquirida em Deus.
A vida do profeta Daniel é um exemplo de “bom siso”. Quero relembrar com você um episódio que demonstra isso. Ele e seus três amigos fiéis tinham cerca de 17 anos de idade (possivelmente ainda nem tivesse os sisos). Quando chegaram a Babilônia, foram escolhidos para fazer parte daqueles que estudariam para servir o rei dentro do palácio. Para isso, a Bíblia diz que “o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego” (Daniel 1:7, ARA).
O nome tinha um valor muito grande nos tempos de Daniel e, ao mudar os nomes dos hebreus, o rei Nabucodonosor estava tentando aos poucos mudar a identidade deles. Mas Daniel e seus amigos sabiam muito bem qual era o plano de Deus para eles. A mudança de nome não representou muito, pois, logo depois desse episódio, a Bíblia relata uma importante decisão do jovem Daniel em favor do que é certo. Está escrito que ele firmemente “propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar” (Daniel 1:8, ACF).
Sobre a mesa do rei estavam alimentos impuros e dedicados aos deuses babilônicos. Comer aquele alimento seria uma forma de culto a essas divindades. Por outro lado, não comer representava um risco de perder todos os privilégios que eles haviam obtido. Daniel e seus amigos estavam mais preocupados em agradar a Deus. Por isso, mantiveram sua decisão e foram honrados pelo Céu.
Mesmo que seu dente do juízo não tenha nascido ainda, você pode ter “bom siso”. Como Daniel, resolva hoje firmemente fazer a vontade de Deus e, assim, cada uma de suas decisões será tomada com muito juízo e sabedoria.

Um dia Inesquecível!
Alberto Tim
Casa Publicadora Brasileira