O Deus de Justiça

No momento difícil que o Brasil está vivendo, a maior justiça que precisamos vem de Deus.
“Porque o Senhor é justo, Ele ama a justiça; os retos Lhe contemplarão a face” (Salmo 11.7).
Então, vamos lá…
I – Gênesis 18.22-33 – A impiedade desta terra.
A justiça tem sido representada pela figura de uma mulher com a espada na mão, e os olhos vendados, encarnando a lei que aplicará a justiça impiedosamente. No entanto, a injustiça campeia por todos os lados em nosso planeta. Mas o que nos consola verdadeiramente é que o Juiz de toda a terra no final dos tempos Se levantará e proferirá a Sua sentença, fazendo assim com que a justiça triunfe. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos” (Mt 5.8).
II – Salmo 98 – O verdadeiro sentido da justiça.
Tudo o que Deus estabeleceu o fez com um fundamento sólido. Quanto ao Seu trono, tem como base a justiça. A retidão, que também é traduzida como justiça, está presente em todos os atos do Juiz de toda a terra (Sl 7.9). A justiça age com equidade, que é o contrário de iniquidade. A palavra “iniquidade” tem o sentido de “não igual”, ou seja, a ausência de igualdade nos pensamentos e atos humanos. O verdadeiro juízo é exatamente a aplicação da equidade. Na equidade, a justiça é igual para todos. “Cetro de equidade é o cetro do Seu reino” (Sl 45.6). Deus julgará os povos com equidade (Sl 98.9).
III – 1João 1.1-9 – Deus é pleno de justiça.
Como Deus é um Ser perfeito e Nele não há contradição, a Sua justiça está em plena harmonia com a Sua bondade. Deus é bom, mas não poderia ser bom se não fosse justo. Os homens santos do passado, que conheciam os atributos Divinos, clamavam para que Deus exercesse a Sua justiça, pois esta seria a única maneira de fazer retroceder o mal que aumentava na sociedade de então (Sl 97.2).
IV – Isaías 11.1-10 – Nosso Deus aplica a justiça.
Deus não faz acepção de pessoas, e não tem por inocente ao culpado (Nm14.18). E estabeleceu um dia quando julgará o segredo de todos os corações, quando a cada um fará segundo as suas obras (At 17.31). Como justo, Deus dará a cada um segundo os Seus feitos, e exigirá de cada indivíduo conforme o que lhe foi entregue (Lc 12.46-48). É gratificante sabermos que até um copo de água dado em nome do Senhor tem a sua recompensa. Mas é de causar tremor a advertência divina de que até de uma palavra ociosa o homem dará contas a Deus (Mt 12.36,37).
V – Apocalipse 15.3,4 – A recompensa pela nossa justiça.
A pessoa justa paga um preço de renúncia que para o mundo é loucura. No entanto, sabemos que a recompensa será maravilhosa. “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça repouso e segurança, para sempre” (Is 32.17). É bom notarmos que não é algo passageiro, mas eterno. Mesmo quando há trevas por toda a parte, para o justo a luz é constante (Sl 92.12). Porém, o que há de mais importante é que na eternidade veremos melhor a diferença tão grande entre os justos e os injustos (Ml 3.18). Este é o motivo que estimula o justo a continuar praticando a justiça mais e mais, pois ele sabe que o Senhor é galardoador daqueles que O buscam (Hb 11.6).
Vamos pessoal praticar a justiça, em nome de Jesus…

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
de Cosmópolis
Cultos: Terça, Quinta e Domingo às 19h30 – Escola Bíblica Dominical às 09h
www.imwcosmopolis.com.br
www.radiofielimw.com.br