O Deus Onisciente

“Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?” (Salmo 139:7)

“Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?” (Salmo 139.7).
Então vamos meditar.
I – 1Samuel 16.1-7 – Ele Tudo Conhece.
A onisciência significa saber tudo. Alguém disse a Deus: “Não posso Te informar de nada, e procurar esconder de Ti alguma coisa seria vão”. Para os incrédulos, isto se torna um pavor; enquanto para os santos é um prazer ter um Deus que conhece no íntimo. Deus é um ser perfeito e possui o conhecimento total do universo. Não precisa aprender nada. Pela Bíblia, entendemos que Deus não aprendeu nada com ninguém. “Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro” (Rm 8.34).
II – Eclesiastes 12.9-14 – Deus é Perfeito Conhecedor.
Deus conhece tudo e todos, nada foge aos Seus olhos. Deus conhece de imediato e sem esforço algum toda a matéria e todas as matérias, toda a mente e todas as mentes, todo espírito e todos os espíritos. Todas as causas e todos os efeitos. Todos os segredos e mistérios jamais contados a alguém. Todas as coisas visíveis e invisíveis (Sl 90.8). Usou a sabedoria antes de qualquer coisa criada, o que significa que Ele é o Criador da sabedoria (Pv 9.1-5). Quando o Senhor pensa em fazer alguma coisa, já sabe de antemão tudo o que ocorrerá no fim dela. Por isso há razão na advertência de Salomão: “Atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que Ele torceu?” (Ec 7.13).
III – Apocalipse 2.18-23 – Deus Não é Surpreendido.
Deus, sendo conhecedor de todas as coisas, jamais é apanhado de surpresa. Ele tudo já conheceu antes mesmo de vir à existência. Nem os homens com toda a sua engenharia, nem os anjos com as suas experiências milenares, nem tão pouco satanás com toda a sua sagacidade são capazes de surpreendê-Lo.
IV – Provérbios 9.1-12 – Deus Conhece os Homens.
Nunca Deus vai ficar desapontado com o procedimento de homem algum, por não ter esperado dele tal atitude. E por ter total conhecimento do que vai ao íntimo do ser humano é que pede ao homem o seu coração (Pv 23.26). A vontade de Deus é avisar o Seu povo daquilo que o inimigo está tramando, para que eles possam fugir de suas armadilhas. Foi assim que aconteceu nos dias do Profeta Elizeu, quando o rei da Assíria planejava invadir Israel, mas eles é que foram levados presos para dentro de Samaria… (2Rs 6.8-23).
V – Romanos 8.34-36 – Deus Recompensará Segundo Seu Conhecimento.
Grande é o esforço dos homens para esconder as suas faltas, as suas maldades. Mas tudo isto Deus não só conhece como também trará à luz (Lc 12.2). Ai dos que vivem praticando o mal, pois de Deus ninguém esconde nada. Por outro lado àqueles que fazem o bem e que não são vistos pelos homens, Deus os comtempla e os recompensará publicamente. “Servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei” (Mt 25.23).
Conclusão.
• É maravilhoso crermos em um Deus que vê tudo.
• O fato de sabermos que Deus vê tudo, nos leva a descansar mais Nele.
• Se andarmos em perfeita comunhão com Deus, ficaremos sabendo os planos do inimigo.
• Quem não anda com Deus vive angustiado, quando passa, a saber, que Ele trará isso à luz.
• Todos os segredos ocultos serão revelados no dia do juízo.
• Nada foge aos olhos de Deus.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana