O Deus Santo

O Deus revelado na Bíblia é inerentemente, independentemente, infinitamente e imutavelmente Santo. Como tal, Ele não é sujeito a qualquer padrão externo e objetivo de santidade, mas Ele mesmo é o padrão de Santidade. “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o Teu nome? Porque só Tu és Santo…”Ap. 15:4

I. A Santidade de Deus Biblicamente Definida
A. Deus é Santo significa: que Ele é “sagrado, consagrado, diferenciado, separado e puro”. A Santidade é a excelência propriamente dita da natureza Divina.: O grande Deus é “… glorificado em santidade (Êx. 15:11). Outro texto: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar… (Hb. 1:13). No passado, Deus designou cantores em Israel para que “louvassem a majestade santa” ou “louvassem a beleza da santidade” (II Cro. 20:21).
B. Deus é sagrado, consagrado, separado e diferenciado dos pecadores e do seu pecado, e Deus odeia o pecado com uma indignação justa. “Deus está absolutamente separado de todas as Suas criaturas e acima de todas elas, e Ele está igualmente separado de todo mal moral e de todo pecado… Uma visão correta da Santidade de Deus nos conduz à uma visão apropriada do eu pecaminoso (Salmos 66:18; I João 1:5-7). Jó (40:3-5), Isaías (6:5-7) e Pedro (Lc. 5:8) são exemplos impressionantes da relação entre os dois. Humilhação, contrição e confissão fluem de uma visão escriturística da Santidade de Deus”. — Henry C. Thiessen

II. A Santidade de Deus Biblicamente manifestada
1. A santidade de Deus Se manifesta em Suas obras. “Justo é o Senhor em todos os Seus caminhos, e Santo em todas as Suas obras” (Sl. 145:17). Nada senão o que é excelente pode proceder dEle. A santidade é o padrão de todas as Suas ações. No princípio, Ele declarou que tudo o que tinha feito “era muito bom” (Gn. 1:31), e não poderia ter feito o que fez se nisso houvesse algo imperfeito ou impuro. O homem foi feito “reto” (Ecl. 7:29), a imagem e semelhança de Deus. Os anjos que caíram foram criados santos, pois se nos diz que “…não guardaram seu principado, mas deixaram a sua própria habitação… (Jd. 6). Sobre satanás está escrito: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti (Ez. 28:15).
2. A Santidade de Deus Se manifesta em Sua Lei. A Lei proíbe o pecado em todas as suas variantes, nas suas modalidades mais refinadas, e nas grosseiras, os intentos da mente como a contaminação do corpo, o desejo secreto como o ato abertamente praticado. Pelo que lemos: “…a Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Rm. 7:12). Outro texto: “… o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente” (Sl. 19:8-9).
3. A Santidade de Deus Se manifesta na cruz. Há uma demonstração da Santidade Divina na redenção. Sua natureza Santa não Lhe permite olhar ao pecado com a mínima tolerância. A salvação não se efetua ao custo de Sua santidade. O Redentor teve que sofrer a pena merecida pelo pecador, pois a ira é o exercício de Sua Santidade. O desprezo de Deus pelo pecado é manifesto tanto na salvação quanto será manifesto no julgamento. A única diferença é que na redenção, a culpa do pecador é transferida ao Salvador. A ira que desceu sobre Cristo no Calvário teve origem na santidade de Deus (Sl. 22:1,3). Sendo Deus Santíssimo, Ele odeia todo e qualquer pecado. Sua palavra declara expressamente: “… o perverso é abominação para o Senhor…” (Pv. 3:32) e ainda: “Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau…” (Pv. 15:26). Diante da pecaminosidade do homem, Deus que é Santo precisa punir o pecado “…sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb. 9:22).
4. A santidade se manifesta na conversão do pecador. O novo ser é criado em retidão e verdadeira santidade. Efésios 4:24.
5. A santidade será manifestada na glorificação do cristão. Quando nossa salvação for consumada, seremos restaurados à Santidade de Deus. Não teremos Seu poder nem Sua sabedoria, mas seremos santos como Ele é Santo. O salmista disse: “Eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar” Salmo 17:15. Esta semelhança será tanto moral quanto física, e a semelhança moral de Deus será Sua santidade. O crente, lutando contra o pecado enquanto aqui na terra, regozija-se na esperança da glória de Deus. Romanos 5:2. O pecado é um grande fardo para o crente; a salvação é a restauração da santidade original da criação.
6. A Santidade de Deus manifestará toda a Sua pureza no dia do julgamento. Porque Deus é Santo, Sua ira será veemente. Contemplar Sua face Santa será demais para os pecadores. Clamarão às rochas e montanhas, para que caiam sobre eles, escondendo-os da face d’Aquele que se assenta sobre o trono, e da ira do Cordeiro. Apocalipse 6:16.

 

Pastor Devair Sampaio
Igreja Evangélica Ação Bíblica