O dia em que o mundo não acabou

Era ano de 1844. As folhas de carvalho silvestre espalhadas pelos ventos de outono indicavam a breve chegada de mais uma temporada de frio e neve no hemisfério norte. Elas também poderiam simbolizar uma mensagem que havia alcançado milhares de pessoas na América do Norte. Convictas da iminente volta de Cristo, anunciada por Guilherme Miller e diversos pregadores voluntários, elas aguardavam com o entusiasmo o dia 22 de Outubro de 1844, a gloriosa data em que teria fim a história do pecado e do mundo e começaria uma existência de eterna alegria no Reino de Céus. Vejamos os cálculos. Entenda como se chegou à data de 22 de outubro de 1844”. Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário seria purificado. Usando o princípio de interpretação profética dia ano (Nm 14:34 e Ef 4:4-7) é possível concluir a que a profecia trata de um longo período de 2.300 anos.
Para descobrir o tempo de seu cumprimento é necessário encontrar a data que teria dado início a contagem profética. Conectando início da contagem profética. Conectando a passagem de Daniel 9:24 e 25) ao texto encontrado em 8:14, identifica-se ordem para restaurar e edificar Jerusalém após o cativeiro babilônico, como evento inaugural da profecia.
Grande esforço da parte de Guilherme Miller e seus seguidores foi dedicada a desvendar o significado da passagem de Daniel 8:14. Quando o sol raiou em 23 de outubro do seguinte ano, muitos milleritas descobriram que, em vez de mansões celestiais, o que encontrariam em pouco tempo seriam os rigores do inverno americano. O dia 22 de outubro de 1844 tornou-se conhecido no calendário millerita como a data da grande decepção, ou grande desapontamento.
Alguns continuam crendo que o retorno de Cristo aconteceria ainda naquele mês ou naquele ano, ou até mesmo em uma data não muito distante. Mas, a passagem do tempo desfez todas as esperanças marcadas com prazo de validade. Em 457 a.C, em Esdras 7:7-9, encontra-se a referência temporal à ordem do rei persa Artexexes para a reconstrução de Jerusalém. Assim, com a ajuda da história é possível identificar o ano do ínicio da obra em 457 a.C. As 70 semanas proféticas ou 490 anos (Dn 9 24-27). São a primeira parte dos 2.300 anos.
A data de 22 de Outubro foi proposta com base no dia da expiação, que era realizado no 10º dia do mês, 7º do calendário judaico (lv 16:29-30). Ora vem Senhor Jesus!

 

Jusleino José de Freitas
Igreja Assembleia de Deus Missão
Contato: 99418 7613