A internet tem pontos positivos e negativos, porém, muito mais positivos. É um acesso rápido ao conhecimento, mas deve-se atentar para a qualidade deste conhecimento. Os jovens desenvolveram uma linguagem própria que identifica o grupo, uma linguagem cheia de símbolos e abreviações que facilita a comunicação e torna-a mais rápida, porém, muitas vezes, se torna incompreensível para outros leitores.
Para a pedagoga Andréa Valente, o lado positivo desta forma de escrita é que os jovens se comunicam muito mais através da escrita. “Eles se permitem desenvolver e elaborar pequenos textos, o que há muito já se perdeu entre os jovens”, explica. O lado negativo disso tudo é que eles acabam se perdendo na forma da escrita, utilizando apenas a forma informal. É preciso que fiquem atentos para o uso da linguagem formal, afinal não nos comunicamos da mesma forma em lugares distintos. A Língua deve estar condicionada à sua situação de uso, não se pode usar a linguagem da Internet em textos oficiais, como provas.
É importante que o jovem saiba se comunicar com todos, não apenas com seus pares. Além do que, o aprendizado da escrita depende da memória visual. Se as crianças ou jovens ainda em formação, são bombardeados com diferentes tipos de grafias, possivelmente aprenderão a escrever de forma errada pela falta de contato com a grafia correta.
Assim, é necessário buscar formas de fazer os jovens não levarem esses aprendizados para a escrita formal, pois esses ficarão prejudicados tanto na fase escolar como num futuro próximo de profissionalismo. E a família tem um papel importante nesse desenvolvimento. Precisam colocar limites e estimular as crianças e jovens a outras práticas de diversão, como leitura de livros e revistas. Quando os filhos convivem com bons exemplos dentro de casa, eles adquirem gosto pela leitura, enriquecendo o vocabulário, aprendendo a gramática e ortografia corretos.
O dilema entre a escrita formal e a escrita informal da internet
2 de março de 2018 Variedades
Veja Também
30 de outubro de 2024
Grupo Carrefour Brasil realiza processo seletivo coletivo para mais de 250 vagas de emprego em Campinas e Indaiatuba
19 de novembro de 2024
Arrastão Ecológico recolhe lixo e reforça conscientização ambiental em Cosmópolis
25 de outubro de 2024
Câmara de Cosmópolis homenageia Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo Projeto Vidro Vira Vidro
29 de outubro de 2024
Sebrae-SP abre inscrições para pequenos negócios de audiovisual em missão internacional Ventana Sur, no Uruguai
31 de outubro de 2024
Roda de Conversa no ‘Outubro Rosa’ reforça prevenção do câncer de mama com agentes femininas da Guarda Municipal de Cosmópolis
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.