O dólar e seu impacto na nossa economia

Repetidas vezes, ouvimos sobre o aumento ou a queda do dólar, mas você sabe o que isso realmente significa e como isso nos afeta?
José Adilson da Silva, economista, explica que, no Brasil, ou em qualquer outro país, a cotação do dólar tem sua variação monetária, segundo a lei da oferta e da demanda, ou seja, quando possui um grande volume de dólar circulando no mercado, o seu valor monetário diminui; e quando reduz o volume em circulação, o seu valor monetário aumenta.
Adilson comenta, também, que, segundo Pedro Rafael Vilela, repórter da Agência Brasil, fatores externos e internos explicam a alta do dólar. Uma combinação de fatores internacionais, relacionados aos Estados Unidos, e as preocupações domésticas, principalmente, com o cenário eleitoral, explicam a volatilidade do dólar, com tendência de variação ainda maior para os próximos meses. “Com a economia em crescimento além do esperado e o desemprego em baixa, os EUA devem experimentar uma inflação acima da média dos últimos anos, obrigando o governo a aumentar taxa básica de juros do país para moderar os efeitos de uma pressão maior sobre os preços. Atualmente, a taxa de juros dos Estados Unidos está na faixa de 1,5% a 1,7% ao ano, mas o Federal Reserve (FED), o Banco Central norte-americano, deve promover mais duas elevações do índice até o fim do ano”, diz. Adilson também comenta que, com taxas de juros mais altas nos EUA, investidores com capital aplicado em países emergentes, como o Brasil, podem preferir tirar recurso do país e investir em títulos do Tesouro americano. Este é um dos efeitos que fazem com que o dólar se valorize em relação ao real. A menor oferta de moeda americana no mercado de câmbio nacional eleva o seu preço.
Quando há muitos dólares em circulação, o valor dele diminui; quando contrário, eles ficam mais concorridos por quem compra e vende, e a cotação sobe. O modelo vale para qualquer moeda no mercado internacional e influencia a vida de muita gente; especialmente, de quem investe ou comercializa em moeda estrangeira.
Também é errôneo pensar que a economia é baseada no dólar. “O dólar é a base utilizada para a maioria das transações internacionais e é utilizada em grandes movimentações da economia global. Hoje, é utilizada em quase 90% de todas as transações deste mercado, e o dólar

José Adilson da Silva
Economista

é a ‘moeda’ que tem aceitação no mundo inteiro”, explica.
Segundo Adilson, “o aumento do dólar nos afeta no consumo direto ou indireto de produtos importados; o Brasil ainda é um país dependente do mercado externo. Importamos petróleo, alimentos, tecnologia e serviços”.