O essencial é o amor…

“Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” Lc 2, 10-11

Olá, queridos amigos e leitores, ainda ecoa em nossos corações a alegria do Natal do Senhor, o nascimento de Jesus nos enche de alegria e de esperança já no fim do ano, e assim encerramos mais um período cheio de boas expectativas para o ano novo.
Tenho certeza que ganhamos e recebemos vários presentes nestes dias, enviamos milhares de mensagens com augúrios natalinos, abraçamos, passamos bons momentos com familiares e amigos e tudo isso é bom demais, mas o Natal deve ser mais do que isso, os bons pensamentos e desejos devem se tornar atitudes concretas.
Para ajudar nesse assunto, partilho com vocês um trecho da minha homilia na Missa solene da noite de Natal, na qual eu falava dos presentes:
Não adianta você dar uma Alexa para tua mãe idosa não se sentir sozinha e você ser a causa dela se sentir sozinha.
Não adianta dar uma roupa bonita para tua esposa ou esposo, e você nunca sair para jantar com ela, com ele.
Não adianta comprar o brinquedo mais top para teu filho ou para teu neto e você não gasta um minuto com ele.
Não adianta mandar um milhão de mensagens de Feliz Natal e próspero Ano Novo, e depois, durante o ano, você não se importa se a pessoa está feliz, está bem.
Deus se faz homem no Natal da forma mais humilde e simples que poderia, precisamente para nos ensinar a perceber o que realmente importa. Deus nasceu desprovido de todo tipo de coisas materiais, para nos dizer que verdadeiramente o essencial é amor.
E amar é ter tempo para o outro, amar é ir ao encontro do outro, amar é perdoar, amar é ter paciência, amar é sorrir e chorar junto, amar é estar. Porque é muito melhor estar presente do que dar presentes ou receber presentes.
Caríssimos, essa é minha reflexão de hoje e é também o meu desejo para cada um de vocês, para cada um de nós, neste novo ano que já está para começar: estejamos presentes na vida das pessoas que amamos, sejamos presença, presenteemos aqueles que são importantes para nós, com a nossa própria vida, isto é, estando juntos, caminhando à par, partilhando esta maravilhosa aventura chamada vida.
Ainda dá tempo…
Feliz e Santo Natal!

Abençoado 2023!
Aquele meu abraço, do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Santa Gertrudes e
Sagrado Coração de Jesus