O futuro da linha Automotiva: veículos elétricos e híbridos

Os veículos elétricos fazem parte do grupo de veículos denominados zero emissões, por terem um meio de locomoção não poluente

Com os avanços diários da tecnologia, os carros não podiam ficar fora dessas evoluções. Já é sabido que os carros comuns não são os únicos e estão perdendo espaço no mercado para os veículos elétricos e híbridos.
Valdinei Antonio Ramos, Técnico Mecânico, explica quais as diferenças entre motores Elétricos e Híbridos:
Veículos Elétricos:
Valdinei diz que “veículo elétrico é um tipo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos”. Ele ascrescenta que “é composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário”
Valdinei ainda completa que “os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados zero emissões que, por terem um meio de locomoção não poluente, não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos que motores de combustão interna”.
A fabricação desses veículos em países como Estados Unidos e Japão partiu da indústria automobilística, que estava preocupada com o avanço do preço do petróleo. “Já no caso do Brasil, a iniciativa está sendo dada pelas próprias usinas hidrelétricas, lideradas pela Itaipu, que apresentou o protótipo do Palio elétrico em junho de 2006. Desde então, mantém parcerias para o desenvolvimento de veículos e equipamentos de energia limpa”, explica Valdinei sobre a fabricação desses carros dentro do Brasil.

Veículos híbridos:

Valdinei Antonio Ramos é Técnico Mecânico


Os veículos híbridos possuem dois motores: um elétrico e outro a combustão (álcool, gasolina e GNV). Quando o veículo é ligado, ele automaticamente entra no modo elétrico, economizando combustível.
“Dependendo de fatores como o nível de carga da bateria, as condições do caminho ou o estilo de condução do motorista, o motor elétrico é o responsável por impulsionar o veículo até atingir aproximadamente 60 quilômetros por hora”, explica Valdinei.
“A partir desse ponto, o motor de combustão entra em funcionamento para complementar ou substituir o motor elétrico.
Um dos veículos híbridos mais conhecidos é o Fusion”, conclcui o Técnico Mecânico.