O jejum intermitente realmente emagrece?

É importante ter o acompanhamento de um nutricionista se quiser fazer qualquer tipo de dieta

O jejum intermitente está na moda e muita gente ainda pergunta: Nutri, jejum intermitente emagrece?

Angelica de Almeida
Nutricionista
Contato:
WhatsApp: 19984024490
Instagram:
@angelicadealmeidanutri
@_cafsaude_
Clínica CAF Saúde
Rua Luiz Leflock, 599 – Vila José Kalil Aun, Cosmópolis – SP
Telefone: 19 3812 1894

Há alguns anos se fala sobre este assunto e muitos buscam o jejum para emagrecer depois de inúmeras tentativas frustradas no processo de perda de peso.
Inúmeras pessoas acreditam que essa pode ser a sua única salvação e a esperança de quem diz ter o metabolismo lento, de quem tem dificuldades de perder peso ou seguir uma dieta. Mas será mesmo que o jejum intermitente para emagrecer merece toda essa fama?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que existem inúmeras formas de fazer jejum. São protocolos diferentes, mas que têm a mesma promessa: emagrecer.
Alguns destes protocolos são:
O jejum de 12 horas é o tipo mais comum. Você passa metade do dia sem comer e é recomendado que você faça 3 refeições ao longo do dia.
O jejum de 14 horas é uma excelente opção para iniciantes. A diferença para o primeiro é o aumento de 2 horas de jejum e você tem uma janela de 10 horas para realizar as refeições.
Jejum de 16 horas. O protocolo Sistema Leangains foi desenvolvido por um sueco e propõe que a pessoa fique de jejum por 16 horas, podendo fazer entre duas e três refeições nas oito horas restantes.
O jejum de 18 horas é um pouco mais avançado do que o anterior e a janela de alimentação é de apenas 6 horas. Pode ser realizado todos os dias desde que você tenha passado por todos os protocolos acima, respeitando o tempo de adaptação de cada um deles.
O jejum de 24 horas é conhecido como Eat-stop-eat (coma-pare-coma) e consiste em se alimentar apenas uma vez por dia. É um protocolo avançado e deve ser feito por quem já está bem adaptado com o protocolo de 16 horas.
Esses são os protocolos mais comuns. Algumas pessoas se adaptam muito bem e outras nem tanto.

Mas será que o jejum intermitente emagrece mesmo?
Vai depender de muitos fatores.
Diversos outros estudos vêm mostrando este mesmo resultado: o jejum intermitente emagrece tanto quanto uma dieta tradicional. Eles são capazes de promover o emagrecimento muito semelhante.

Dito isto, preciso voltar ao tema inicial do nosso artigo: o jejum intermitente emagrece?
E a resposta que temos através dos estudos científicos é que sim, ele emagrece. Mas não é melhor do que uma dieta tradicional para perda de peso.
Tá, nutri, mas o que isso significa na prática?
Isso significa que você deve escolher o que funciona melhor para você.

O ideal é sempre você se perguntar: Como é a minha rotina? Como é a minha fome? Preciso comer várias vezes ao dia ou funciono melhor com menos refeições? Me sinto mal se fico muitas horas sem comer? Como estou de saúde?
Porém, a maioria das pessoas não consegue sustentar esse padrão de alimentação por um longo período. Fora que não se sabe sobre a segurança dessa modificação de estilo de vida.
Temos que tomar cuidado antes de parar de nos alimentar, principalmente para quem treina todos os dias, para quem tem doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras, fora que há pouquíssimas evidências de que o jejum intermitente possa contribuir na prevenção e no tratamento de algumas doenças.
O que eu vejo é muita gente fazendo jejum intermitente para emagrecer, mas sem a mínima ideia do que está fazendo, sem nenhuma orientação. E o resultado pode ser desastroso: muitos passam mal, sentem tremores, fraqueza, perda de massa muscular e água do corpo.
E um dos principais problemas para quem faz jejum intermitente sem acompanhamento especializado, fora os riscos à saúde, é o temido efeito rebote.
O indivíduo até emagrece com o jejum, mas como ele faz de uma forma equivocada e sem orientação, não consegue manter por muito tempo e logo volta aos hábitos antigos. Muitos ficam completamente descontrolados na hora de se alimentar e exageram, criando um verdadeiro efeito rebote, fazendo com que a pessoa ganhe todo o peso perdido, se não mais do que perdeu, gerando uma onda de frustração e culpa.
Por isso eu preciso te dizer que é importante você ter o acompanhamento de um nutricionista se quiser fazer o jejum intermitente, para que você emagreça com saúde e sem colocar a sua saúde em risco.
Eu sou uma nutricionista que não costumo orientar meus pacientes a fazerem o jejum, mas quando oriento, geralmente uso o jejum de 12 horas, mais tranquilo para a maioria das pessoas e não recomendo que você o faça sem orientação de um nutricionista preparado.
Mas nós, nutricionistas, devemos orientar sim, utilizar a estratégia certa para cada paciente, de forma que o processo de emagrecimento se torne algo descomplicado e até mesmo prazeroso de fazer.
Espero que nesse artigo tenha esclarecido sobre o jejum e se ficou com alguma dúvida busque sempre ajuda de um profissional.