O jovem rico

“Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Marcos 10:17

Jesus ia para Jerusalém e com Ele uma multidão. É preciso entender a diferença entre as multidões que estavam à sua volta e aqueles que eram verdadeiros discípulos do Senhor. Na multidão, havia todo tipo de pessoas: saduceus, fariseus, ricos, pobres, doentes, sãos, samaritanos, judeus, senhores, escravos, além daqueles que seguiam ao Senhor fielmente. Devemos refletir sobre nossa caminhada cristã. Estamos de fato andando com Cristo? Estamos caminhando no Seu ritmo? Estamos seguindo Seus passos ou estamos apenas orbitando Sua presença? Precisamos reconhecer o grau de intimidade que temos com Jesus e o que nos motiva buscá-Lo.
A motivação do rapaz que vai a Jesus está clara no texto. Ele não veio por problemas financeiros. Lucas o apresenta como um homem distinto e rico. Portanto, um problema financeiro está descartado, nada indica que pudesse ser uma doença ou um relacionamento mal resolvido, pois, ele não expõe essas coisas quando fala com Jesus. A pergunta que ele faz revela sua necessidade: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
Era uma raridade, naquele tempo, assim como hoje, um jovem se interessar pela vida eterna. Aparentemente, ele desejava muito a vida eterna, pois, não se envergonhou diante da multidão: primeiro correu em direção a Jesus, ninguém que ocupava posição elevada entre os judeus corria em público; segundo, se ajoelhou aos pés do Senhor. Na cultura da época, um judeu só se prostrava diante de Jeová.Ele demonstrou coragem ao se expor para fazer a pergunta crucial.
Ele fez a pergunta certa a pessoa certa. Todos deveríamos fazer essa pergunta porque, além de pertinente, ela é inteligente. Jesus não lhe negou a resposta. Não perguntou se ele conhecia os mandamentos, mas afirmou: Sabes os mandamentos. Note, porém, que Jesus citou apenas a segunda tábua da lei. Os mandamentos que o jovem provavelmente se orgulhava de cumprir: Não matarás, não adulterarás, não defraudarás, honra teu pai e tua mãe.
O jovem achou que tiraria nota 10, pois, pensava que a vida eterna era algo para ser ganho, estava convencido que por realizar boas coisas ele poderia ganhar a vida eterna. Mas, Jesus disse: Te falta uma coisa. É impossível passarmos por esse texto sem observar duas frases no V21: “Jesus olhando para ele o amou”; a segunda frase: “vem e siga-Me”.
Entre o amor demonstrado por Jesus e o convite feito ao jovem há duas coisas. Primeiro, algo que o jovem deveria reconhecer. Segundo, um passo que ele precisaria dar. Você concorda que houve um convite? Jesus disse para aquele jovem: ‘se você vai sair do meio da multidão e se tornar Meu discípulo, a partir de agora, você vai caminhar Comigo”. Porém, não sem antes colocar à prova suas reais intensões.
Um verdadeiro encontro com Jesus é assim, é uma experiencia marcante, desafiadora e reveladora. Nem poderia ser diferente, já pensou se você se apresenta diante de um Deus que é Onisciente, que sabe tudo de você, sabe tudo da sua vida. Foi o que aconteceu com aquele jovem, Jesus olha para ele. Uma vida toda pela frente, cheio de projetos e intenções.
Jesus disse: Deixa-me iluminar teu coração, vou te ajudar a entender a vida eterna. (grifo meu). Jesus quer fazer isso com você hoje, Ele quer lançar Sua luz nos seus anseios. Quer iluminar seu coração, Ele quer iluminar os compartimentos mais escuros da sua existência. A eternidade daquele jovem estava em jogo, ele precisava ser liberto do conceito de justiça própria, por isso, Jesus lhe apresenta o caminho. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-Me”. Marcos 10:21
Jesus estava lhe revelando conceitos constantes na primeira tábua da lei, isto é, as atitudes que não podiam ser vistas por fora e que o jovem não praticava: Amar a Deus de todo o coração e não ter outros deuses diante dEle. Aqui encontramos o ponto fraco do rapaz. Jesus não o rejeitou. Ele não estava excluído ou impossibilitado de alcançar a vida eterna, mas precisava entender que não poderia comprá-la com seus atos e posses.
Infelizmente, sua coragem acabou aqui. Ele não quis obedecer a Jesus e foi embora triste. Como disse Dietrich Bonhoeffer: “Só há espaço em nosso coração para uma devoção, só podemos nos entregar a um único Senhor”. O “vem e segue-Me” de Jesus é um chamado atual e universal. Esse encontro deixou lições para humanidade sobre o que é viver os verdadeiros valores de Deus e nos traz uma reflexão acerca da salvação e da vida eterna. E que a prioridade da nossa vida é viver a multiforme graça de Deus que há em Cristo Jesus.

Edwil V. Borçatto
Pr. Local Igreja Cristã da Trindade