O mundo trabalhando em home office

Home Office, esta é a palavra do momento que significa “escritório em casa”. Esta prática sempre existiu e, lançada nos Estados Unidos, se alastrou pelo mundo. É uma tendência mundial cada vez mais frequente em todos os segmentos.
O mundo corporativo percebeu que o home office pode ser muito produtivo e também lucrativo para a empresa, visto que a pessoa não dispõe de um lugar específico para trabalhar e, assim, não se tem custo com alimentação, transporte e muitos outros itens que somam a um funcionário dentro de uma empresa.
Neste momento de pandemia mundial, o home office explodiu e essa tendência agora vai ser muito forte daqui pra frente.
O home office oferece a pessoa inúmeras formas de desenvolver seu trabalho, porém, a criatividade é algo que precisa existir no indivíduo que fizer essa opção.
Primeiramente, home office é trabalho em casa, então, como em um trabalho corporativo (dentro da empresa), existem regras a serem seguidas, e uma das principais é o horário. Você tem que lembrar que está trabalhando, só que em casa. O ideal é a pessoa seguir as mesmas regras da empresa. Se você tem que entrar às 8 horas para trabalhar, faça isso mesmo em casa, não mude suas regras habituais; o retorno ao mundo corporativo pode ser mais complicado depois.
Com o auxílio da internet, tudo está às suas mãos. Temos inúmeras ferramentas de trabalho, você pode trabalhar com seu grupo de trabalho em vídeo conferência, você despacha produtos e serviços pelo seu computador ou celular, enfim, quase tudo pode fazer trabalhando em casa.
O grande problema das pessoas que optam pelo home office é a informalidade, ou seja, não têm horários, não têm regras e aí acabam se complicando.
Mas, é bem simples de trabalhar em casa:
– Primeiramente, escolha um bom local dentro da sua casa, onde, de preferência, você não tenha muita interferência dos seus familiares e animais de estimação.
– Estabeleça um horário para você que pode ser diferente do horário que você trabalhava na sua empresa.
– Tenha também horário para refeições e lanches, tendo a opção de isso tudo estar à sua mão, desde que não interfira no seu trabalho.
– Se você trabalha na área administrativa, com certeza, terá que fazer videoconferencia (chamadas por vídeo). Então, tome cuidado com a roupa que estará usando, seja profissional mesmo em casa. Hoje, há muitas opções em videoconferência, WhatsApp, duo, Skype e muitos outros. Opte pelo qual os seus clientes dispõem.
– Caso você trabalhe em outras áreas, suas roupas, horários e outros podem ser alternativos e deixar você mais à vontade.
Seus clientes, ou empresa, têm que saber qual horário você está “on line”, para saber a sua disposição perante a eles.
Um dos grandes problemas que as pessoas que trabalham em casa têm é a falta de um horário específico de trabalho. Seja uma costureira, uma pessoa que trabalhe com bolos e salgados, ou seja, qualquer profissão você tem que deixar bem especificado seu horário disponível a eles, senão você tem a impressão que trabalhar em casa é só confusão, achando que as pessoas não respeitam seu horário de estar em casa. Aí que mora o perigo, pois, quando você trabalha em casa, e não especifica horários, a culpa é sua, e não do seu cliente.
Lado bom de trabalhar em home office: praticidade, criatividade, opções de flexibilidade de horário, tempo maior para você e sua família, pela proximidade dos mesmos, chances de maior crescimento, não ter chefe (rs).
Lado ruim de trabalhar em home office: informalidade, desorganização, falta de comprometimento, horários desorganizados, interferência de família e animais de estimação, e outros problemas ocasionados pela falta de horário.
Segundo matéria veiculada no Bom Dia Brasil, do dia 24 de março, um problema que pode acontecer, neste momento, é a lentidão na internet, visto que todos estão utilizando demais nesse período de pandemia nacional, e o acesso à internet é 24 horas. O sistema pode se tornar lento, mas, agora, o momento é de calma. Isso tudo vai passar.
Home office é uma das opções neste momento, busque aprimorar seus conhecimentos, trabalhe, crie, aproveite sua família, que vamos superar toda essa crise mundial. E quem sabe depois dessa crise toda, muitos novos empreendedores (trabalho por conta própria) apareçam grandes empresários. Esse pode ser o seu momento. De toda crise, tiramos algo de bom e construtivo para nossas vidas. Muito sucesso para você, seja trabalhando na sua empresa ou em home office. Estou, neste momento, trabalhando em home office.

Por Odair Camargo
Consultor de Recursos Humanos e Headhunter

Coach Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter and Coaching