O pecado imperdoável

Uma das doutrinas maravilhosas da Bíblia é a doutrina do perdão. Cristo morreu por nós e, com Sua morte, pagou o preço dos nossos pecados.
Não importa o tipo de vida que tenhamos vivido. Não importa quão baixo tenhamos caído. A Palavra de Deus diz que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar”.
Mas há um pecado que, segundo a Bíblia, não tem perdão.
Em que consiste o pecado contra o Espírito Santo? Porque é que Deus não o perdoa? Como pode alguém saber se chegou a cometer esse terrível pecado?
O nosso coração, meu querido, é como a palma da mão. Se você não está acostumado a trabalhos pesados, e um dia pega uma enxada, a mão começa a doer. Se você parar, a pele continuará sempre lisa e sensível.
Se você continuar, apesar da dor, aparecerá uma bolha, a bolha arrebentará e, pouco a pouco, irá nascendo uma pele grossa, que conhecemos com o nome de calo. É uma espécie de couro duro e insensível. Nunca mais sentirá dor.
A dor que sentimos no coração quando começamos a palmilhar caminhos errados é a voz do Espírito Santo. Mas se não a ouvimos, a dor irá diminuindo pouco a pouco até ficarmos com o coração calejado. Não há mais dor. Não há sensibilidade. Isto é o que a Bíblia chama de pecado contra o Espírito Santo.
E por que é que Deus não pode perdoar esse pecado? Será porque O ofendemos tanto que Ele não quer saber mais de nós? Não. Não é assim. O amor de Deus é um amor infinito, misterioso e incompreensível.
Apesar de nossos erros, de nossa teimosia, de nossa rebeldia contra a voz de Seu Espírito, Ele continua nos amando. Mas, por que, então, não perdoa o pecado contra o Espírito Santo?
Não porque Ele não queira perdoar, mas porque o ser humano, que chegou a cometer esse pecado, não sente que está errado. Tudo está bem para ele. Nada mais dói. Nada mais o toca. Não sente mais a voz de Deus suplicando a seu coração.
Em conse-quência, ele vive anestesiado em seu pecado. Não precisa de arrependimento. Para quê? Ele não acha que está errado. Não pede mais perdão, porque não sente necessidade dele. E Deus não pode forçar o ser humano a aceitar o perdão.
O pecado contra o Espírito Santo é imperdoável. Não porque Deus não queira perdoar, mas porque o homem não quer o perdão.
Nesse momento, é possível que a voz de Deus esteja ardendo em seu coração como uma grande fogueira. Se assim é, agradeça ao Pai e continue sendo iluminado e dirigido pelo Espírito.
É também possível que a voz de Deus se tenha tornado apenas um fogo pequeno em sua vida. Por favor, não deixe que ele se apague.
Mas o que acontecerá se a voz do Espírito em sua vida não estiver passando de uma pequena faísca? Por favor, agarre-se a ela desesperadamente. Não permita que ela desapareça.
Obedeça-lhe, deixe-se guiar por ela, ouça-a. No início, ela será nada mais que faísca; mas se tornará logo um fogo, e, se continuar ouvindo-a e lhe obedecendo, tornar-se-á uma fogueira de vida.

Alejandro Bullón
“Volte Para Casa, Filho”
Igreja Adventista do 7o Dia