O Plano de Deus e o cenário político atual

Nunca tantas pessoas debateram, discutiram ou manifestaram suas opiniões acerca da política e dos problemas sociais como nos últimos tempos. Diante das várias notícias de corrupções que nos assombram, várias pessoas, inclusive os cristãos, levantam suas “bandeiras” reivindicando mudanças sociais e políticas, na esperança de mudarem a realidade em que vivemos. Embora tais preocupações e anseios sejam legítimos e tais problemas nos sensibilizem, uma vez que todos nós somos afetados pela situação do nosso país e de nossa cidade, como filhos de Deus, precisamos considerar nossa atitude diante desses fatos, à luz da Sua palavra.
Nos tempos em que o Senhor Jesus exerceu Seu ministério terreno, assim como hoje, muitos dos que O seguiam esperavam que Ele resolvesse os problemas sociais e políticos daquela época, principalmente, da nação de Israel. O Messias era esperado como um rei que livraria o povo judeu da dominação do Império Romano e restauraria o governo de Israel. Muitas vezes, o Senhor foi questionado acerca de seu posicionamento sobre esses assuntos (Mt. 22:16-21; João 18:36; At. 1:6).
Mesmo quando queriam proclamá-Lo rei, o Senhor não Se deixou envolver (João 6:15). O Senhor Jesus jamais manifestou interesse em resolver os problemas sociais ou políticos dos homens, pois Seu reino não pertence a este mundo. Sua ênfase era anunciar a vinda do reino dos céus, exortando a todos que se arrependessem. Deus ama o homem e se compadece de seus problemas, porém, a solução apresentada por Ele é que busquemos em primeiro lugar o Seu reino e Sua justiça (Mt. 6:33) e não nos envolvamos com negócios dessa vida (2 Tm 2:4).
Portanto, de nada adianta nos inflamarmos com essas questões, uma vez que tudo nesta terra passará (Marcos 13:31), para dar lugar ao reino dos céus. Não nos esqueçamos de que a nossa esperança em Cristo não se limita a esta vida (1Co 15:19). Além disso, em Lucas 12:49,5l o Senhor Jesus confirma que não deseja sanar os problemas desta terra, pois o mundo inteiro jaz no maligno (1Jo 5:19). Ainda em Jeremias 51:9 nos mostra que não há cura para esses males terrenos.
O que o Senhor Jesus deseja é salvar e curar cada pessoa, por meio do arrependimento e da fé em Seu nome. Sendo assim, vamos nos acautelar para não perdermos o foco na vinda do reino de nosso Senhor. Isso não significa que não possamos contribuir para o bem comum, pois também somos cidadãos e devemos nos sensibilizar com as angústias sofridas pelas pessoas, inclusive, devemos nos acautelar por ocasião de eleição de nossos governantes, averiguando se as ideologias defendidas pelos candidatos estão de acordo com a vontade de Deus, segundo a bíblia.
Contudo, aproveitemos essas situações para nos consagrar mais ao Senhor e pregar o evangelho do reino para que mais pessoas possam ter uma viva esperança em Deus. Amados leitores, declaramos que nossa esperança está em Cristo e não no homem ou na política.

Eduardo F. Rocha
Igreja em Cosmópolis
Rua 22 de Abril nº 47 (ao lado do Hotel Vila Nova)
Reuniões as terças, 19h45, Sábados, 19h30; Domingo, 9h30