O plano de Deus e o cenário político atual – parte 2

Diante da situação atual em que se encontra nosso país, temos sido indagados várias vezes por que Deus não age diante a esse cenário de corrupção. Não é necessário ser um versado em ciências políticas ou sociologia para se ter uma radiografia do mundo contemporâneo. Basta abrir uma revista, acessar a internet ou assistir a algum telejornal.
Na política, por exemplo, podemos ver em sua estrutura institucional – executivo, legislativo e judiciário, vários indícios de corrupção e injustiça. Na vida social, temos superpopulação, má divisão de renda, fome, violência, desemprego e desagregação familiar. No campo da saúde, temos a permanência e o alastramento de doenças que há muito já deveriam ter sido erradicadas e o retorno de doenças que no passado foram combatidas.
Na esfera ambiental, nosso planeta reage ao mau uso dos recursos naturais e, sobretudo, ao aquecimento global, fenômeno gerado pela emissão de gases poluentes na atmosfera. No âmbito das relações internacionais, temos guerras, terrorismo, homens bombas, pessoas feridas, morte e a marcha diária de centenas de pessoas em busca de refúgio. Quanto aos sistemas econômicos capitalista e socialista, percebe-se tirania e injustiça, elementos que, quando combinados, resultam em uma incapacidade de fazer com que haja crescimento econômico nos países menos favorecidos.
Basta ver a situação da nossa vizinha Venezuela por exemplo. Além disso, percebe-se um alto grau de egoísmo nas principais potências mundiais, o que gera a impossibilidade de se aplicar as conquistas tecnológicas e civilizatórias em outras partes do mundo. Embora hoje muitas pessoas e organizações mundiais tenham empunhado a bandeira da ordem, da paz, da justiça, da igualdade, da liberdade, da fraternidade e do equilíbrio ecológico, não vemos ocorrer mudanças significativas.
Ao vermos tudo isso, muitos fazem a seguinte pergunta: onde está Deus? Há realmente um Deus, e, se houver, Ele realmente ama o homem? Para entender tudo o que está acontecendo e responder a essas perguntas, precisamos nos recordar da explicação bíblica exposta pelo irmão Watchman Nee em seu livro “O Sentido da Vida”. Nesse livro, o irmão Nee diz que o Senhor resolve todos os problemas em duas etapas. Na primeira etapa, que foi Sua primeira vinda, Cristo lidou principalmente com o pecado, libertou os pecadores e dispensou Sua vida Divina. Na segunda etapa, que é Sua segunda vinda, Ele cuidará em estabelecer Seu reino (Apocalipse 20:4, 6), o que implicará a solução plena dos problemas sociais e a renovação do sistema político.
Nossa salvação pessoal é claramente definida em Sua primeira vinda. Os países, sociedades e sistemas existentes serão eficazmente cuidados em Sua segunda vinda. Com isso, fica fácil saber como nos posicionar diante de todos esses problemas. Primeiramente, devemos viver em santo procedimento e piedade diante dos homens. Em segundo lugar, devemos esperar e apressar a vinda do Dia de Deus. Esse dia será marcado pela introdução de novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pedro 3:11-13).

Eduardo F. Rocha
Igreja em Cosmópolis
Rua 22 de Abril, 47 – J. Planalto
Reuniões: Terça, 19h45; Sábados, 19h30;
Domingo, 9h30.