O poder do afeto na infância: construindo laços para um futuro saudável

Sentimentos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e têm consequências na sua fase adulta

O afeto é uma das forças mais poderosas na vida de uma criança. Além de alimentar a conexão emocional entre pais, cuidadores e filhos, o carinho desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil.
O afeto fornece uma base sólida de segurança emocional para as crianças. Quando elas se sentem amadas e valorizadas, desenvolvem uma autoestima saudável e a confiança necessária para explorar o mundo ao seu redor. Essa segurança emocional é crucial para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis no futuro.
Além também de desempenhar um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, estudos mostram que crianças que recebem carinho e apoio emocional têm um desempenho acadêmico melhor e demonstram maior capacidade de resolução de problemas. O ambiente emocional positivo criado pelo afeto estimula a curiosidade e o desejo de aprender.
O carinho e o amor ajudam as crianças a desenvolverem habilidades sociais essenciais. Quando os adultos demonstram empatia e amor, as crianças aprendem a reconhecer e expressar suas próprias emoções de maneira saudável. Isso, por sua vez, facilita o estabelecimento de relacionamentos positivos com colegas e autoridades. Por consequência, acaba ajudando na construção da resiliência emocional do indivíduo, que é uma característica necessária na fase adulta.
Crianças que experimentam o apoio emocional de adultos são mais capazes de enfrentar desafios e lidar com situações estressantes. O amor e o carinho fornecem uma rede de segurança emocional que ajuda as crianças a se recuperarem de adversidades.

Saúde mental e compaixão
O afeto está intrinsecamente ligado à saúde mental das crianças. Um ambiente emocional positivo promove o bem-estar mental e pode ajudar a prevenir problemas como ansiedade e depressão na infância e na adolescência. O apoio emocional contínuo é uma ferramenta valiosa na promoção da saúde mental ao longo da vida.
As demonstrações de afeto ensinam às crianças o valor da empatia e da compaixão. Quando elas experimentam o carinho, aprendem a importância de cuidar dos outros e de reconhecer as necessidades emocionais dos diferentes indivíduos ao seu redor.

Depoimento
“Ser mãe sempre foi meu sonho. Hoje, meu filho tem 9 anos e ficar longe dele o dia inteiro não é fácil, porém, sempre me faço presente na vida dele, Tenho um desafio diário, onde adapto meu trabalho com o bem-estar dele, principalmente, quando o trabalho me sobrecarrega e demanda muito do meu tempo e energia. Por isso, é muito importante não me deixar levar pela rotina de atividades e compromissos e ter qualidade na organização da agenda, garantindo, assim, momentos de qualidade com meu filho.
Adquiri alguns hábitos simples, porém, de muito valor. O importante é planejar: se ficar esperando ter tempo para estar com ele, nunca vou ter. É preciso colocar esses momentos na agenda e dar prioridades: reuniões na escola e eventos esportivos (futebol dele risos), assim como os passeios, viagens e outras atividades, como as brincadeiras em casa. Outro fator importante são as atividades escolares; a educação na escola é uma ferramenta de muita relevância em nossas vidas. Eu quero prepará-lo para o futuro.
Ser mãe solo e viajante é a tarefa mais difícil pra mim, onde na estrada da minha vida diária o foco sempre será ele!
Meu filho é meu combustível diário. Quando estou esgotada, o sorriso dele me reabastece de energia (risos), conta Valéria de Souza, mãe do Vitor.