O prêmio da vitória

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora a coroa da justiça já me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a Sua vinda. IITimóteo 4:7-8.
Em 1969, visitei a prisão Mamertina na cidade de Roma. Naquela época, era um jovem de 20 anos, cheio de conflitos espirituais. Aquela experiência foi uma das mais emocionantes da minha vida.
Fechei os olhos e imaginei o ancião Paulo, já cansado, escrevendo a epístola para o jovem Timóteo. Sua carta continha palavras de fé e esperança. Era a declaração de um velhinho vitorioso.
“Não tenho medo da morte”, dizia, “estou pronto para partir”, mas cumpri tudo que tinha que ser cumprido, venci e agora só espero a coroa da vitória”.
Você poderia imaginar que aquele velhinho vitorioso era o mesmo homem que escreveu Romanos 7 e onde ele exprimiu um grito de desespero: “Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte?”
Onde estava o conflito de querer servir a Deus e não poder? Onde tinham ficado as boas intenções e as promessas não cumpridas? Tudo não era nada menos do que um triste passado. Agora, no fim de seus dias, aguardava a morte sem temor, seguro da vitória e da vida eterna.
Meus amados, fico emocionado cada vez que penso nesta última declaração de Paulo. Quer dizer que, apesar dos conflitos da luta interior que hoje experimento, quer dizer que apesar de que hoje talvez “esteja em mim o querer, não, porém, o efetuar”, quer dizer que apesar disso tudo, eu também posso ser um vitorioso em Cristo?
É isso mesmo. É justamente isso que Paulo está querendo dizer quando acrescenta: “Não somente a mim, mas também a todos os que amam a Sua vinda”.
Nesse grupo, com certeza, você está incluído. Hoje, você pode tornar-se um vitorioso em Cristo. Essa é a promessa de Deus.
Ao sair esta manhã para as atividades do dia, leve na mente esta promessa. Apodere-se dela com fé. Não ande perturbado pelos erros de ontem.
Hoje é um novo dia e todo poder dos Céus está à sua disposição. Esquecendo tudo que fica atrás, projete-se para frente, ao prêmio da soberana vocação em Cristo.

Alejandro Bullón
A Sós Com Jesus – 04/01/96
Igreja Adventista do 7º Dia