O princípio da Torre de Babel

Em Gênesis, Cap. 11, lemos sobre a Torre de Babel. Essa porção da palavra está cheia de princípios saudáveis para nós. Babel significa confusão. Naquela ocasião, os homens desejavam construir uma torre que chegasse até o céu, tornando célebre o nome do homem, ou seja, desejavam exaltar seu próprio nome, o seu ego.
Fazendo uma analogia com o sistema religioso, somos ajudados pelo Senhor a perceber como a religião é um sintoma claro da rebelião do homem para com Deus, principalmente, na questão de que quando há uma rebelião, imediatamente, caímos em confusão, esse foi o princípio de Babel (Gn 11).
O resultado é a confusão das línguas e a dispersão dos homens. E isso não é diferente hoje em qualquer âmbito da vida. Quando percebermos que não estamos mais “falando a mesma língua” em casa com nossas esposas e familiares, precisamos atentar para o princípio da rebelião instigada pelo inimigo de Deus. Não falarmos a mesma língua dentro da nossa casa é um sinal que há um princípio de rebelião, não ignoremos tal princípio achando que isso é pouca coisa; a única intenção do inimigo de Deus é causar a destruição do homem e atacar a família.
No âmbito religioso fica também muito claro como que a religião se rebelou contra Deus, e se rebela constantemente entre si mesma. Não existe outra causa para o surgimento de tantas denominações evangélicas contrariando às escrituras, haja vista que, por toda a Bíblia, vemos o desejo de Deus, que é a unidade do Seu povo. Quando surge uma denominação, pode ter certeza que houve alguma rebelião de alguém que não concordou com algo que viu onde ele estava se reunindo, então, ele sai e abre a “sua igreja”, que agora, sim, ele acha que faz a vontade de Deus.
Sabem qual é o resultado disso? Confusão nas línguas. Isso mesmo, Deus confundiu as línguas da religião ao passo que ninguém se entende aí fora. Desafiamos a fazer o teste. Coloque juntos numa sala vários líderes, pastores de várias denominações chamadas “igrejas”, a fim de ter comunhão, discutir sobre alguns assuntos da bíblia. Eles falam da mesma Bíblia, porém, não chegarão a um entendimento. Sabe por que? Deus confundiu as línguas da religião, pois onde há rebelião as línguas estão confusas.
A religião se comporta politicamente e dá as mãos uns para os outros por cima dos seus muros. Assim como ocorreu naquela ocasião, atualmente, o que se vê nas religiões são seus líderes exaltando o próprio nome, o ego. Não ignoremos este princípio, irmãos, achando que essa condição atual é normal. Precisamos ser espirituais e enxergar a Babel que se tornou a religião e suas milhares de vertentes, saindo dela o quanto antes e desenvolvendo uma intimidade e realidade com Cristo.
Que o Senhor ilumine a todos, removendo o véu dos nossos olhos.
Igreja em Cosmópolis
As reuniões acontecem aos domingos, 9h;
segundas e sábados, 20h.
Rua 22 de Abril nº 47 – J. Planalto