O processo de socialização da criança

No caso de pais superprotetores, os filhos encontrarão mais dificuldades em interagir até mesmo com coleguinhas da mesma idade

O processo da socialização de uma criança tem origem em casa com a própria família quando começa a aprender e compreender a convivência com a mãe, pai, irmãos e outros familiares ou cuidadores. Mas, é na creche ou na pré-escola que a oportunidade de conhecer novas pessoas potencializa esse processo.
Recebe esse nome de processo porque leva tempo para se internalizar pontos básicos sobre a convivência. Nesse início, a criança aprende como repartir algo com o colega, esperar a sua vez, ouvir o outro, lidar com as frustrações, que são habilidades fundamentais para tornar-se um adulto com boas relações interpessoais.
Alguns pais sentem dúvidas sobre como os filhos estão vivenciando esse processo. Para uma resposta, o primeiro passo é fazerem uma autoanálise para perceberem como estão agindo, já que, além de serem os primeiros modelos de relacionamento, são os grandes incentivadores da socialização dos filhos.
No caso de pais superprotetores, os filhos encontrarão mais dificuldades em interagir até mesmo com coleguinhas da mesma idade. A superproteção, muitas vezes, passa a impressão de que o mundo é um lugar perigoso, assim como as pessoas. Daí então o receio em socializar.
Há crianças que irão ter a facilidade na socialização, enquanto outras, até por conta de características de uma personalidade em formação, como ser mais introvertida e ter uma timidez, demoram um pouco mais para sentirem-se à vontade. É necessário respeitar o tempo dos pequenos e não obrigar ou cobrar que façam amizades rapidamente.
Como já mencionado, a primeira socialização é com os familiares, e muitas vezes é bastante difícil e dolorido quando precisam separar dos pais para ir para a escola e se relacionar com outras pessoas. Os choros e as manhas são reações muito comuns no primeiro dia de aula. É uma adaptação não apenas às pessoas, mas também com o ambiente. Para os pais também é difícil, pois estão deixando os filhos com alguém “desconhecido” a princípio. Esse momento requer que os pais sejam firmes para reforçar que a escola é uma etapa importante da vida delas, que entendem o que estão passando e que irão superar.
Nesse processo de socialização na escola, uma situação crítica pode ocorrer e prejudicar o processo. Trata-se do bullyng, em que a criança sofre agressões verbais, psíquicas ou físicas. Normalmente, são praticadas por crianças ou adolescentes de mesma faixa etária. Os adultos, professores e pais devem estar atentos aos sinais, como, não querer frequentar as aulas, pedir para mudar de turma ou de escola, baixo rendimento, entre outros. A melhor solução é sempre falar sobre o assunto.
Enfim, o ser humano é um ser social, pois, é incapaz de sobreviver sozinho como os animais conseguem. O bebê do ser humano não sobreviveria sozinho. Isso significa que a socialização é fundamental para o seu desenvolvimento. O início na infância é quase inevitável, e o adulto sociável ou não sociável será um reflexo de como foram vivenciados esses primeiros momentos de socialização, eis a importância de se atentar ao tema.

Maristela T. Lopes Ramos
Psicóloga
CRP: 06/136159
Tel. 19 98171-8591
Rua Santa Gertrudes, 2063 – fundos