O que considerar na hora de comprar sapatos?

Estão sendo utilizados materiais cada vez mais leves e resistentes, proporcionando melhores resultados aos esportistas

Qual é a função e a importância dos nossos pés?
O pé humano é constituído de 26 ossos, sendo sete tarsais, cinco metatarsais e 14 falanges. O andar multiplica o impacto do peso do corpo por 1,5 a 2 vezes, a corrida multiplica este impacto 3 a 6 vezes e o salto 7 a 13 vezes! Mas, cada pé é único com formas e volumes específicos.
A principal função dos nossos pés é a marcha (andar). O pé é o único componente do corpo que estabelece contato direto com o solo, oferecendo grande variedade de funções biomecânicas durante a locomoção, como, por exemplo: apoio de propulsão, estabilidade e absorção de impactos.
Ao amortecer impactos do terreno, o pé transmite forças de reação à parte superior do corpo, mantendo a estabilidade corporal. O uso de calçados adequados aumenta o grau de proteção dos pés e pode evitar o desgaste precoce das articulações.

Por que devemos nos preocupar com os calçados que usamos?
Toda casa tem que ter um bom alicerce, portanto, nada mais justo do que dar o devido valor aos nossos pés. Eles suportam todo o peso do nosso corpo e mantêm nossa locomoção.
Você sabia que um humano pode caminhar até 160.000 km durante toda sua vida??? Valorize seus pés!!!

O que os pés têm de diferente de pessoa para pessoa?
Não existe um pé universal. Existem 3 principais tipos de pés no nosso país. Quando analisar o formato dos seus pés, vamos olhar para o pé direito e contar os dedos da esquerda para a direita.
●O pé grego é aquele em que o 2º dedo é o mais comprido que o 1º e os restantes vão diminuindo em relação a ele.
●No formato do pé egípcio, o maior é o 1º dedo ou o hálux e os seguintes vão diminuindo progressivamente.
●O pé romano é aquele em que o 1º e o 2º têm o mesmo comprimento e os outros vão diminuindo progressivamente.

Quais são os problemas de comprar calçado que não são específicos para seu próprio pé?
O uso de calçados que não favorecem a sua biomecânica, ou seja, suas características individuais para marcha pode causar desconforto, cansaço e dor local. As patologias crônicas inflamatórias podem se iniciar com uma escolha equivocada do seu calçado.
Procure um ortopedista para uma avaliação estrutural e funcional dos seus pés, pois pequenas orientações podem ajudar muito nas suas escolhas de compra.

Sabemos que as pessoas compram calçados priorizando a beleza, e não o conforto. Pensando nisso, é comum os fabricantes de calçados unirem essas duas características?
Atualmente, as empresas de calcados, principalmente, as de calçados esportivos (tênis), estão investindo pesado nos estudos para diminuição de impacto, conforto e rendimento esportivo.
Características como amortecimento, propulsão, peso e estruturação são cada vez mais estudadas, visando uma melhoria de rendimento e durabilidade.
A prescrição de calcados é feita de maneira individual, ou seja, cada paciente deverá ser examinado e orientado a comprar o calçado que supre as suas necessidades.

Vamos falar um pouco dos tipos de calçados e seus prós e contras:
A) Sapatilhas – Rasteirinhas e chinelos
Aumentam a sobrecarga na região do calcanhar podendo gerar sobrecarga. Estão intimamente relacionadas a patologias como a fasceíte plantar, podem gerar dor e limitações.
É recomendado o uso de saltos de até 4 cm na região posterior com a região anterior levemente elevada (Estilo anabela. Dessa maneira, as cargas são distribuídas de forma mais adequada.
B) Salto fino – Salto quadrado
A mudança de pressão plantar da região posterior para a região anterior do pé aumenta proporcionalmente com o tamanho do salto. Essa sobrecarga atinge principalmente a região da cabeça do primeiro e quinto metatarso, podendo acarretar problemas para essa região.
A diferença entre saltos finos e mais largos (quadrados) está na instabilidade gerada pelo primeiro, que pode aumentar o risco de entorses de tornozelo e possíveis problemas ortopédicos.
C) Sapatênis e Sapatos fechados baixos – Sapato social masculino
Priorizam mais a beleza. Raramente possuem características de absorção de impacto adequadas para praticas esportivas, mas, respondem bem às solicitações do dia a dia.
Quanto maior o conforto e a absorção de impacto, menor a chance de problemas ortopédicos.
Solados emborrachados com tecnologias de absorção de impacto são recomendados.
D) Tênis esportivos
Geralmente direcionados para as atividades físicas de impacto, possuem atualmente uma alta tecnologia de impacto e propulsão. As grandes marcas são amplamente testadas e encontramos bons resultados para todas.
Estão sendo utilizados materiais cada vez mais leves e resistentes, proporcionando melhores resultados aos esportistas.
E) Botas de segurança
Têm sua utilização restrita a fábricas e locais com alto risco de acidentes, priorizam a segurança e nem sempre proporcionam o conforto necessário. São responsáveis por várias patologias relacionadas aos pés.

Existem palmilhas que podem ajudar no dia-a-dia?
Sim, palmilhas podem ser aliadas no tratamento de várias patologias ortopédicas, diminuindo o impacto, redistribuindo a carga, limitando certos movimentos, mas é importante salientar que o uso isolado da palmilha não corrige a base dos problemas, melhorando apenas os sintomas.
No caso da fasceite plantar, o uso de palmilhas de silicone com apoio do arco plantar longitudinal, aliviam os sintomas e são coadjuvantes no tratamento da patologias.

Dr. Raul M. Casagrande
Ortopedista e Traumatologista
CRM 139858/ TEOT 13389 / SBQN 0770
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Especialista em Cirurgia de Fêmur, Quadril e Pelve. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Fisiologia, Biomecânica e Treinamento Desportivo)