O que dirige sua vida? Materialismo e Aprovação (Parte 3) –

“Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” Efésios 5:17

Muitos são dirigidos pelo materialismo. O desejo de adquirir se torna o único objetivo de vida. O impulso de sempre querer mais baseia-se no conceito errôneo de que ter mais o tornará mais feliz, mais importante e mais protegido, mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária. Uma vez que as coisas se modificam, acabamos entediados com o que temos e então passamos a desejar o que não temos (modelos mais novos, maiores e melhores), tornando a busca insaciável.
Também é um mito a ideia de que, quanto mais possuir, mais importante o indivíduo será. Autoestima e posses não são a mesma coisa. Seu valor não é determinado pelas suas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens! (Lucas 12:15). Riquezas podem ser perdidas num piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você — seu relacionamento com Deus (Mateus 6:24).
Muitas pessoas são dirigidas pela necessidade de aprovação externa, permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos.
Tornam-se vítimas da pressão social, sempre preocupadas com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam perdidos nela. Não conheço todas as chaves do sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos.
Ser controlado por opiniões alheias é o caminho mais curto para perder de vista os propósitos de Deus para sua vida.
Existem grandes benefícios em se levar uma vida dirigida por propósitos, uma vida guiada e controlada pelos propósitos de Deus. E não por sensações perigosas que nos desviam do foco.
“O homem sem propósitos é como um barco sem leme” Thomas Carlyle.
Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada, nem o sucesso, nem as riquezas, nem a fama, nem os prazeres pode compensar o prejuízo de não os conhecer.
Sem um propósito, a vida é um movimento sem sentido e inútil. Conhecer o propósito de Deus para sua vida faz com que ela tenha sentido e quando a vida faz sentido você pode suportar quase tudo, mas, sem isso, tudo torna-se insuportável.
Sem Deus, a vida não tem sentido, é pior do que a morte ao passo que coisas maravilhosas acontecerão em sua vida quando você começar a viver com propósitos.
Conhecer o propósito de Deus para sua vida simplifica as coisas, isso define o que você faz e o que você não faz. O propósito se torna o padrão pelo qual você avalia quais ações são essenciais e quais não são. Você simplesmente pergunta: “Esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus para minha vida?” Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, aplicar o tempo e recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor. Quem não conhece seu propósito tenta realizar além do que deve e isso causa estresse e fadiga, além de conflitos.
Sem um propósito definido, você continuará a alterar seus rumos, empregos, relacionamentos, igreja e outras circunstâncias externas na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração. E esse vazio só será preenchido quando você conhecer a vontade de Deus para sua vida.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade.
Inspirado no Livro Uma vida com Propósitos de Rick Warren