O que dirige sua vida? (parte 1- culpa)

“(…) Então, vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei” Jeremias 29:11,12

Nossa vida é sempre dirigida por algo; alguns sinônimos da palavra “dirigir” são guiar, nortear, controlar, dominar.
Ao estacionar um carro, tocar um instrumento, fazer uma ligação, ou apertar um parafuso, você estará naquele momento guiando ou controlando uma ação.
Por isso, nosso tema hoje é a pergunta: O que dirige sua vida?
Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo expirando, você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor ou até mesmo pela euforia. Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir sua vida.
Muitas pessoas são dirigidas pela culpa, passam a vida inteira fugindo do remorso e se escondendo da própria vergonha. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas e escravizadas pelas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Embora sejamos produto do nosso passado, não temos de ser prisioneiros dele. O propósito e o poder de Deus não estão restringidos ou limitados pelo nosso passado.
Vejamos alguns exemplos na bíblia: de um assassino fugitivo chamado Moisés, Deus fez em um líder que libertou o povo de Israel da escravidão egípcia que durou 430 anos (Êxodo 11:40); de um covarde chamado Gideão Deus fez um corajoso herói na batalha contra os midianitas (Juízes 6:12); de um adúltero astuto chamado Davi, Deus fez um rei vitorioso e respeitado no seu tempo (I Samuel 18:16).
Esse mesmo Deus pode fazer coisas maravilhosas na sua vida. Ele é especialista em dar às pessoas um novo começo.
Não importa quantos passos você deu para traz, o que importa é quantos passos você está disposto a dar para frente a partir de agora. Não importa quanta vergonha você tenha escondido debaixo do tapete, o que importa é se você está disposto a confessar para ser perdoado. Não importa quanto tempo você vem lutando contra a culpa por coisas que fez e não deveria ter feito, o que importa é se você tem coragem para entregar esse fardo (culpa) a Deus! Ele diz que tem planos específicos para sua vida, creia nisso com todas as suas forças.
O pecado tem por característica uma estratégia muito peculiar: primeiro nos atrai oferecendo um banquete de prazeres, satisfação e vantagens, mas esconde o cálice amargo de vergonha e culpa que seremos obrigados a beber depois. Mas a despeito de tudo isso, os planos de Deus para você são de lhe dar esperança e um futuro livre de culpa. A paz com Deus não depende de nossos méritos, mas da própria misericórdia Dele (Romanos 5:1).
Só é preciso que sua vida esteja totalmente entregue a Ele. Fale com Ele em oração sobre seus medos e culpas – peça perdão.
Ele revelará que planos que tem pra você! Planos de bem e não de mal. (…continua na próxima edição. Acompanhe!)

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade.
Inspirado no Livro Uma vida com Propósitos de Rick Warren