O que é joanete e qual o seu tratamento?

Tratamento é feito de forma individual e personalizado para cada paciente, explica o médico Dr. Raul

O famoso joanete recebe o nome científico de Hálux Valgo e trata-se de uma patologia em que ocorre o desvio do dedão do pé (Hálux) em direção aos outros dedos.
Ao contrário do que muitos imaginam, o joanete não é um osso que cresceu demais. A proeminência que surge na base do dedão representa um desalinhamento ósseo entre o primeiro metatarsal e a falange do dedão.
Além disso, diversas estruturas anatômicas – como cápsula articular e ligamentos – dessa região apresentam alterações que contribuem para o surgimento do hálux valgo.
O joanete ocorre com mais frequência no sexo feminino e sua causa está relacionada a fatores genéticos, ou seja, há um componente hereditário no aparecimento dessa patologia. Fique atenta caso familiares próximos (mãe, avós, irmãs) apresentem essa condição.
Além disso, algumas doenças reumatológicas podem estar na origem do hálux valgo. A artrite reumatoide é um exemplo que pode levar tanto ao joanete, quanto a outras patologias do pé, como dedos em garra e metatarsalgia.
Por fim, um fator muito comum e bastante relacionado aos joanetes é o uso de calçados inadequados. A utilização prolongada de sapatos de salto alto e, principalmente, bico muito fino está associada ao hálux valgo. Além do próprio desalinhamento do dedo, que pode ser bastante incômodo, com o passar do tempo, esse desvio pode afetar e causar desalinhamento dos outros dedos.
A dor na saliência formada na base do dedão pode causar limitação no uso de sapatos fechados e impactar seriamente na qualidade de vida

Diagnóstico
O diagnóstico do joanete é realizado pela avaliação clínica do ortopedista, através do exame físico.
O especialista também poderá solicitar alguns exames de imagem complementares para detalhar alguns aspectos e fatores associados ao hálux valgo. Além disso, os exames de imagem também são importantes na programação cirúrgica, para os casos em que o procedimento está indicado.
Entre os principais exames de imagem que auxiliam o médico nessa avaliação estão as radiografias dos pés com carga (exame realizado com os pés submetidos ao peso do corpo). Em alguns casos específicos, pode ser necessária a ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Tratamento
O tratamento do joanete tem por objetivo restabelecer a qualidade de vida. Nesse sentido, a mudança dos tipos de calçados utilizados pode trazer alívio dos sintomas causados pelo hálux valgo. Os calçados adequados são confortáveis e possuem a câmara anterior (parte da frente) larga. Também é importante evitar o salto alto ou diminui-los.Em alguns casos, como parte do tratamento conservador, pode ser indicada fisioterapia, com objetivo de fortalecer os músculos do pé, o que pode aliviar os sintomas dolorosos e restabelecer o equilíbrio muscular da região.
É importante ressaltar que o tratamento conservador pode melhorar os sintomas dolorosos, porém, não é capaz de corrigir o desalinhamento já existente. Espaçadores e bandagens elásticas também não são capazes de corrigir o desalinhamento ósseo que já existe no hálux valgo.
Entretanto, em algumas pessoas, é necessário corrigir esse desalinhamento do dedão. E essa correção só é possível através de cirurgia. Os dispositivos citados podem ser usados no período pós-operatório, com o objetivo de manter a correção obtida pela cirurgia até que o organismo cicatrize os tecidos na posição correta.
Atualmente, existem diversas opções cirúrgicas para o tratamento do hálux valgo, desde as técnicas abertas convencionais até as modalidades minimamente invasivas (percutânea). A escolha da técnica dependerá da gravidade da deformidade e da origem do problema.
Portanto, não deixe de conversar e ser avaliada por um profissional qualificado. O tratamento do joanete deve ser personalizado.

Dr. Raul M. Casagrande
Ortopedista e Traumatologista
CRM 139858/ TEOT 13389 / SBQN 0770
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Especialista em Cirurgia de Fêmur, Quadril e Pelve. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Fisiologia, Biomecânica e Treinamento Desportivo)