O que é o edentulismo? Como evitar essa condição?

Estudos revelam que o edentulismo limita funções diretamente ligadas à qualidade de vida

O edentulismo é perda parcial (sendo 1 ou mais elementos) ou total dos dentes, condição essa que ocorre devido à sequências de eventos relacionados à saúde bucal durante a vida. Estudos mostram que mais de 25% dos idosos com 65 anos ou mais perderam todos os dentes.
Existem fatores que podem contribuir para a perda de elementos dentários como por exemplo: doenças periodontais, lesões extensas de cárie, tabagismo, diabetes, bruxismo, fatores sócio demográficos, entre outros.
Por se tratar de uma posição onde há a perda dentária, sua causa está relacionada à condições como: fraturas, lesões extensas de cárie, doenças periodontais severas, má oclusão, etc.
Estudos revelam que o edentulismo limita funções diretamente ligadas à qualidade de vida. Seus impactos são diversos, podendo afetar a mastigação e fonação, bem como por prejuízos de ordem nutricional, estética e psicológica.
Diante desse quadro, como evitar essa condição? Medidas preventivas de doenças bucais devem ser tomadas, com escovação e uso do fio dental diariamente e visitas periódicas ao dentista, sendo ele encarregado de realizar um diagnóstico e melhor tratamento para cada caso.

Dra. Thaís Godoi Gomes
CRO- 132166
Clínica Preventive – Artur Nogueira
Instagram: @drathais_gomes