O que é o homem?

“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”  Romanos 2: 23-24.

Existe uma resposta clara e devastadora, que envolve toda a raça humana: o homem é um ser pecador. Todos os filhos de Adão, nascidos neste mundo, seja lá qual for seu nome ou nação, são corruptos, maus e contaminados aos olhos de Deus. Seus pensamentos, palavras, caminhos, ações, são sempre defeituosos e imperfeitos.
Não há nenhum país sequer na face da terra, onde o pecado não reine?
Não há um vale feliz ou uma ilha isolada onde a inocência possa ser vista?
Não há tribo alguma na terra onde, distante da civilização, do comércio, do dinheiro, das armas, do luxo e dos livros, possamos encontrar a decência e a pureza?
Não, leitor, não há. Examine todas as viagens que possa lembrar, de Colombo a Cook¹, e você verá a verdade no que estou dizendo. As mais isoladas ilhas do Oceano Pacífico, ilhas afastadas de todo o resto do mundo, ilhas cujos habitantes desconheciam Roma e Paris, Londres e Jerusalém, foram encontradas cheias de impurezas, crueldades de idolatrias. As pegadas do diabo foram rastreadas em todas as costas. A veracidade do terceiro capítulo de Gênesis pode ser vista em todos os lugares. Os bárbaros podiam ser ignorantes em tudo, mas nunca o foram quando o assunto era o pecado.
Há, entretanto, homens e mulheres no mundo que estão livres dessa natureza corrupta?
Não houve almas aqui e acolá que viverem vidas sem defeitos?
Não houve alguns, alguns poucos, que fizeram tudo o que Deus ordenou e, portanto, provaram que a perfeição é possível?
Não, leitor, não houve alma alguma assim. Observe todas as biografias e vidas dos cristãos mais santos, perceba como os mais brilhantes dos filhos de Deus sempre tiveram uma noção profunda de seus próprios pecados e de sua natureza corrupta. Eles gemem, lamentam, suspiram e choram pelas suas fraquezas, esse é o ponto comum entre eles. Patriarcas e apóstolos, pais e reformadores, episcopais e presbiterianos, Lutero, Calvino, Wesley, todos sofreram com seus próprios pecados. Quanto mais conhecimento eles tinham, mais humildes e simples eram; quanto mais santos eram, mais pareciam se desmerecer e glorificar-se em Cristo.
O que tudo isso pode provar? A meu ver, prova que a natureza humana é tão corrupta que, se dependesse dela, nenhum homem seria salvo. A história da humanidade não tem esperança alguma sem um Salvador. É necessário um Mediador, um redentor, um advogado, a fim de transformar tão pobres pecadores em seres aceitáveis a Deus, e isso não podemos encontrar em lugar algum, exceto em Jesus Cristo. Resumindo, o céu para o homem que não tem um redentor, paz com Deus para o homem sem um intercessor, vida eterna para o homem sem um salvador é completamente impossível!

James Cook (1728 — 1779) foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês, Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contato europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia é o considerado o Colombo da Oceania (Wikipédia)

 

Edwil Vagner Borçatto
Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade