O dente precisa ser muito bem limpo e descontaminado para o sucesso do tratamento
Várias pessoas sofrem diariamente com dores muito fortes, devido a inflamações. Mas, muitas delas não sabem o real motivo. A solução para este problema pode ser o tratamento de canal. O Clínico Geral e Especialista em Ortodontia responde a algumas perguntas sobre o tema.
O que é o tratamento de canal? Para que serve?
Tratamento de canal é a remoção total do nervo presente no interior dos dentes. É indicado quando o nervo dental está inflamado e/ou necrosado (morto).
O tratamento dói?
O tratamento de canal pode doer quando o nervo do dente está muito inflamado, ou também quando o dente não estiver bem anestesiado.
Fazer tratamento de canal deixa o dente amarelado ou manchado?
Em alguns tratamentos, pode acontecer, sim, principalmente, quando o processo de limpeza do canal do dente não foi bem realizado. Existem também cimentos odontológicos usados no tratamento de canal que podem causar o manchamento do dente, mas atualmente estão em desuso. Antigamente, eram usados com frequência. Os cimentos atuais são bem compatíveis com os dentes.
O que comer após o tratamento de canal?
Não há restrição de alimentos após o tratamento de canal. Recomendamos não mastigar sobre o dente, principalmente, se estiver com restauração provisória. Após a restauração definitiva, o dente poderá exercer a sua função mastigatória normal. Caso a restauração fique muito grande, o paciente deve tomar cuidados ao mastigar alimentos mais duros.
Posso voltar a ter o mesmo problema no dente após fazer o tratamento de canal?
Após o tratamento de canal, o paciente já pode restabelecer suas funções. Não há necessidade de repouso ou atestado.
Pode sim, principalmente, se o tratamento não for realizado corretamente. O dente precisa ser muito bem limpo e descontaminado para o sucesso do tratamento.
Dr. Paulo Cézar
Clínico geral e Especialista em Ortodontia
CROSP 102821
Clínica Dentista para Todos
F. 3812-5060