O que é ozonioterapia e quais são seus benefícios?

Tratamento tem se mostrado altamente seguro e efetivo devido a sua excelente capacidade de ação antimicrobiana

Andresa Santos Silva Crefito 263772-F Fisioterapeuta Atende na Fisioarte Rua São Paulo, 304 3872 7879 / 99238 0775

A ozonioterapia é um método que vem se destacando na área da saúde por utilizar mistura gasosa de ozônio e oxigênio para fins terapêuticos e tem se mostrado altamente segura e efetiva devido a sua excelente capacidade de ação antimicrobiana. Age aumentando a quantidade de oxigênio nos tecidos, interrompendo processos inflamatórios, como o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção, ou impedindo alguns processos oxidativos de forma que melhora a resposta do sistema imunológico, promovendo a melhora no tratamento de dores crônicas e disfunções metabólicas causadas pela inflamação, podendo, por isso, ser usado para auxiliar em diversos problemas de saúde.
É também um importante aliado nos tratamentos estéticos voltados para redução de medidas, pois, age ativando a circulação periférica, resultando na oxigenação dos tecidos e quebra da célula de gordura, melhorando a aparência da pele, como:
– Auto-hemotransfusão, em que é retirada uma quantidade de sangue da pessoa, que é misturada com o ozônio e depois é administrado novamente na pessoa via intravenosa; tratando diversas doenças metabólicas.
– Injeção de ozônio, que pode ser feita por via intravenosa, diretamente na veia, por via intramuscular, ou entre as articulações. Este método é muito utilizado no tratamento de dores crônicas causadas por lesões teciduais.
– Aplicação cutânea, que é realizada aplicando o gás diretamente na pele, caso se pretenda tratar uma ferida, como no caso de úlcera do pé diabético.
– Insuflação retal, que é feita com o uso de uma seringa e uma sonda, que é introduzida no canal do reto, projetando o gás para o intestino, podendo ser tratadas doenças do intestino e sistêmicas.
– Aplicação intra-auricular, que é feita através de uma seringa e um estetoscópio específico para a terapia, direcionando o gás para o canal do ouvido. É muito utilizado nos tratamentos de enxaquecas, rinite, sinusite e doenças do sistema nervoso central.
– Nos tratamentos estéticos, a aplicação é feita via intra-dérmica, diretamente no local desejado a tratar a gordura localizada ou celulite.
A ozonioterapia só é contraindicada em crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, em pessoas com infarto agudo do miocárdio, hipertireoidismo não controlado, intoxicação alcoólica ou problemas sanguíneos.
Antes de iniciar um tratamento, é realizada uma avalição minuciosa do paciente que deseja receber a aplicação e orientações complementares.