O que é que mais preocupa você?

“É verdade que o Senhor ressuscitou! Ele apareceu a Pedro!”.” Lucas 24:31-34

“Então, os olhos deles foram abertos e o reconheceram. Nesse momento, ele desapareceu. Disseram um ao outro: “Não ardia o nosso coração quando ele falava conosco no caminho e nos explicava as Escrituras?”. E, na mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém. Ali, encontraram os onze discípulos e os outros que estavam reunidos com eles, que lhes disseram: “É verdade que o Senhor ressuscitou! Ele apareceu a Pedro!”.”
Lucas 24:31-34

Por que essa pergunta? Por que Jesus não apenas diz “Já sei”.
É porque Jesus não está buscando informação, Ele busca relacionamento.
Há uma grande liberdade na vida de oração quando você entende que, embora Jesus já saiba, sempre saiba de tudo, Ele ainda assim quer ouvir de você as suas preocupações.
Seus discípulos começavam a dizer: “pensávamos que Jesus era o Messias que viria resgatar Israel…” Jesus os havia decepcionado, ou pelo menos, era assim que eles poderiam estar pensando.
Ele não cumpriu com suas esperanças e expectativas. É por isso que saíam da cidade a caminho de Emaús.
Como observou Frederick Buechnner, Emaús é onde você vai quando as coisas não saem como você esperava.
Onde está o seu Emaús?
Onde é o lugar que você vai quando Deus “decepciona” você?
Para uns é a comida, para outros é o vício no trabalho, outros vão às drogas, ou ainda outras coisas para escapar da dor e da decepção. Todos temos o nosso próprio Emaús.
A resposta de Jesus é interessante. Ele os desafia dando-lhes a entender que eles não creem nas escrituras. Jesus nem menciona a tumba vazia ou o testemunho dos demais discípulos de que Ele estava vivo!
Em vez disso, Ele usa as escrituras para corrigir os mal entendidos. Ao fazer isso, Jesus lhes dá uma nova definição para uma esperança antiga.
Nossa esperança em Cristo não é que tudo vai sair como esperamos. Nossa esperança é que quando as coisas não saem como esperávamos, Deus ainda está operando pelo nosso bem.
Se a vida não está saindo como você esperava ou queria, antes de sair para Emaús, lembre-se o que diz Jesus: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33).
Antes de sair para Emaús é possível que Deus esteja fazendo seu melhor trabalho em você.
Você já parou para falar com Deus sobre isso? O que é que mais preocupa você?
Se você está disposto a falar com Jesus, pode confiar que Ele está disposto a escutá-lo e atendê-lo.
Separe um tempo para dizer a Jesus o que está preocupando sua vida agora.
Faça-o confiando que Ele quer escutar de você.
Entregue toda a sua preocupação ao cuidado Dele, simples assim.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral