O que está por trás do aumento na demanda por empregos digitais

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 20,4 milhões de trabalhadores estão em ocupações que podem ser realizadas na modalidade de home office

Eduardo Colamego
Psicanalista, com pós graduações em Filosofia e Neurociência. Especialista em Saúde e Fortaleza mental para uma vida melhor. Terapeuta, Autor, palestrante e mentor.
Contato: 19 99620-4203

A digitalização das empresas é uma realidade de anos e, conforme novas tecnologias vão sendo desenvolvidas, as diversas áreas dentro dessas empresas vão sendo impactadas. Com a pandemia, tivemos uma urgência para tornar mais rápida essa digitalização para sobrevivência de negócios. As empresas tiveram e continuam tendo o objetivo de diminuir os custos e atender às expectativas de muitos profissionais e, claro, clientes.
A pandemia obrigou até mesmo as empresas mais tradicionais a se adequarem rapidamente ao trabalho remoto e digital. De acordo com dados recentes, houve um aumento de 4,9% nos últimos 5 anos no número de pessoas trabalhando remotamente, e esse crescimento deve continuar.

Com esse movimento de digitalização de processos e até de posições de trabalho, alguns desafios se tornaram evidentes para empresas. Em primeiro lugar, encontrar profissionais capacitados para exercer atividades de forma remota, pois é necessário que eles tenham tanto habilidades digitais quanto autocontrole e organização para manterem a produtividade.

Além disso, as empresas precisam desenvolver sistemas de gestão e liderança, apropriados para o trabalho remoto, bem como ferramentas que ajudem os funcionários a se manterem focados e motivados.

Além dos benefícios financeiros para as empresas, muitos profissionais desejam trabalhar de forma remota digital. A flexibilidade, qualidade de vida, privacidade e conforto são alguns dos benefícios desse tipo de trabalho, e muitos candidatos levam essas vantagens em consideração quando buscam oportunidades de emprego.

 

As empresas que oferecem um ambiente de trabalho saudável emocionalmente e outros benefícios adicionais têm vantagens significativas que acabam pesando na hora do profissional realizar a escolha.

Em resumo, o aumento na demanda por empregos digitais é resultado da combinação de fatores como a digitalização das empresas, uma pandemia que obrigou até mesmo as empresas mais tradicionais a se adaptarem ao trabalho remoto, e o desejo de muitos profissionais por uma vida mais equilibrada e com benefícios adicionais.

Embora possa haver desafios, as empresas que investem em sistemas e estruturas de gestão e que dão benefícios aos seus funcionários tendem a se destacar e atrair os melhores candidatos e consequentemente alcançarem melhores resultados.