O que fazer após sofrer uma queimadura?

“Curas caseiras” são responsáveis por agravamentos em algumas situações

Para este mês de junho, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica organizará uma ação para alertar a população sobre os perigos de um acidente envolvendo queimaduras. No dia 6, diversos monumentos do país estarão iluminados com a cor laranja, em homenagem ao “Junho Laranja”.

Mas como podemos evitar tais acidentes? O que fazer para lidar com os danos imediatos de uma queimadura?
O Cirurgião Plástico, Breno Nagamine, responde a algumas das principais questões relacionadas ao tema.
Acompanhe:

Como reduzir os danos imediatos e os danos a longo prazo das queimaduras?
A melhor maneira de reduzir os danos imediatos é: se a área tiver pano, plástico, algum tecido que esteja queimando no local, este deve ser imediatamente removido. A segunda coisa mais importante é imediatamente lavar com água corrente, limpa e tratada, a queimadura, por 10 ou 15 minutos, tanto para esfriar, caso seja uma queimadura, térmica, quanto para tirar o produto que está queimando, no caso de uma queimadura química.

Formas alternativas de tratamento podem agravar o quadro?
Sim, alguns tratamentos alternativos, principalmente os caseiros, como por exemplo: usar açúcar, pó de café, podem causar infecções no local. E infecções em áreas de queimadura podem piorar, se tornar mais graves, aumentar a lesão e trazer risco de vida para a pessoa. O ideal não é ficar “inventando coisa”, como colocar capim, folha, pó de café e qualquer outra coisa.

Quais queimaduras requerem tratamento médico?
Queimaduras que requerem tratamento médico são as queimaduras que são de segundo grau para frente, ou seja, as queimaduras que fazem bolhas ou aquelas que tiram parte da pele. Aquela queimadura que só fica vermelha no local, que é a queimadura de primeiro grau, inicialmente não haveria a necessidade de tratamento médico.

Quais complicações podem surgir?
Primeiramente, dano estético. A pessoa vai ter cicatrizes, manchas, retração no local, feridas, que demoram muito para cicatrizar… Mais lesões no local. Depois, se faz uma cicatriz doente, de quelóide ou hipertrófica, e pode debilitar os movimentos.

O que fazer para evitar queimaduras?
Há uma abrangência muito grande neste assunto. Desde vigiar as crianças, grupo que mais se expõe a queimaduras, para que não tenham contato com superfícies possivelmente queimantes. E os adultos que manipulam produtos queimantes ou chamas, têm de utilizar os equipamentos adequados.

Há necessidade de cirurgia em alguns casos? Explique os procedimentos:
Sim, quando as queimaduras são de tamanhos médios ou grandes, áreas queimadas que ocupam mais de 25% do corpo, muitas vezes, precisam de cirurgias. Tanto para fazer a limpeza da ferida, quando, por muitas vezes, fazer um enxerto. Enxerto é quando se pega a pele de um local para cobrir a área queimada. As cirurgias de queimaduras são comuns para os grandes e médios queimados.

 

Dr. Breno Nagamine Benjamim de Souza
Cirurgião plástico
CRM: 125797
Centro Médico
de Cosmópolis
Rua Max Hergert, 950
Telefone: 3882-1862 /
‭3872-5909