O que fazer e o que não fazer durante uma entrevista de emprego?

Confira algumas dicas para se sair bem e conseguir a vaga desejada

Finalmente, apareceu a tão esperada entrevista de emprego que estava esperando. Mas e agora? O que falar? Como se comportar?
Muitos candidatos têm verdadeiro pavor de uma entrevista de emprego, passam mal de verdade; pressão alta, vômitos e outros sintomas são reais para muitas pessoas.
Primeiro passo é não ir a uma entrevista achando que está indo para um tribunal ou coisa parecida. Tente colocar na sua cabeça que simplesmente você vai conversar com uma pessoa que quer saber o que você sabe fazer profissionalmente. Por isso, é muito importante não mentir no curriculum, pois, se você colocou coisas que não sabe fazer, aí sim vai se complicar na hora.
Saber onde é a empresa, saber o que a empresa produz, qual a história dela, ou seja, buscar saber tudo sobre a empresa já é ótimo para uma boa introdução com o entrevistador.
Chegar 15 minutos antes de qualquer entrevista é obrigatório para qualquer candidato, assim evita calor, correria, e outras coisas do gênero que podem ocasionar, e também é um bom momento para interagir com as pessoas da empresa e ficar mais “familiar” esse momento. Assim, você não fica tão nervoso para a entrevista.
O grande erro das pessoas que vão fazer entrevista de emprego é pensar em si próprias, nas contas que tem que pagar, nas dívidas contraídas, nos problemas financeiros que têm. É muito raro o candidato que chega na entrevista e deixa claro que está vindo para somar na empresa, para trazer inovações, tecnologia, enfim, dar um “up” com a contratação dele. O candidato que deixa isso bem claro no começo da entrevista já tem grandes possibilidades de contratação.
Temos também que estar preparados para aquelas famosas perguntas que os entrevistadores fazem:
– Por que devo te contratar?
Pense no crescimento da empresa com sua contratação.
– Quem é você?
Fale de você de uma forma sintetizada, breve, de no máximo 3 minutos.
– Quais suas qualidades e defeitos?
Muito cuidado com essa pergunta, analise se seus defeitos não trazem prejuízo para a empresa que está contratando.
– Onde você se enxerga daqui a 5 anos?
A empresa quer saber de suas expectativas referente a contratação, e não sobre viagens, casa própria e outros. Ela quer saber a sua contribuição para a empresa.
– Qual sua pretensão salarial?
Muito cuidado com essa pergunta também, tente saber qual a média salarial que a empresa que você está buscando paga aos funcionários.

Sobre sua apresentação
pessoal:
– Use uma roupa correta para o cargo pretendido; não exagere;
– Seja otimista, demonstre entusiasmo;
– Demonstre segurança nas respostas, tente não filosofar nas respostas;
– Cuidado com perfumes;
– Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.
– Seja sempre objetivo. Quem dá respostas vagas, perde credibilidade.
– Evite dar respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

O que não fazer:
– Não leve outra pessoa com você.
– Evite fumar 1 dia antes da entrevista (para fumantes)
– Não peça desculpas na hora de falar de seus pontos fracos.
– Jamais implore ao entrevistador que lhe dê trabalho.
– Não conte piadas, cuidado com “brincadeiras” na hora da entrevista.
– Não fale mal de seus patrões anteriores ou de quem quer que seja.
– Evite assuntos polêmicos: política, religião e futebol.

As pessoas que têm mais sucesso nas entrevistas de emprego são aquelas que demonstram segurança nas respostas, bem como respostas inteligentes, são cordiais, extremamente educadas, com um bom sorriso no rosto, e demonstram claramente a vontade de participar da equipe da empresa. São também as pessoas que estão adequadamente trajadas para a função que vão executar, são globalizadas (sabem tudo o que está acontecendo a seu redor) e finalmente estão prontas e dispostas a novos desafios.

Treinamento Gratuito
“Estaremos realizando um treinamento de Empregos junto ao CAMP – Cosmópolis. Serão 10 dias falando sobre EMPREGOS. Participe! Mais informações pelo telefone: 3872-6752. O treinamento será totalmente GRATUITO!”, finaliza Odair.

Odair Camargo
Consultor RH, Headhunter and Coaching