O que fazer na crise

“Mas a Minha aliança, Eu a estabelecerei com Isaque...” Gênesis 17:21

Isaque é um exemplo de coragem e determinação. Sua vida é uma mensagem de encorajamento. Sua submissão ao pai na difícil jornada até o monte Moriá é um exemplo de obediência. É indiscutível que a vida de Isaque é um símbolo de estímulo e coragem para todos os que conhecem sua história. Esse mérito, contudo, não foi alcançado sem lutas. O milagre só se tornou realidade quando Isaque teve a ousadia de plantar no deserto.
Seguindo a orientação Divina, ele se tornou um exemplo de perseverança e garra para todas as gerações. A crise é uma realidade. Não adianta se esconder e fazer de conta que ela não existe. Vivemos uma terrível crise mundial, que afeta dos palácios às favelas, dos maiores centros urbanos às regiões mais remotas da terra. A despeito da crise mundial na saúde, assistimos ainda a crise na família, a crise nos governos, a crise financeira, a crise moral e, sobretudo, a crise espiritual.
Os efeitos dessa crise estão em todos os lugares, em cada rosto que cruza nosso caminho. Porém, pior do que a crise é a conformação com a crise. Muitos não reagem mais diante das adversidades. São pessoas anestesiadas, cuja esperança foi sequestrada e os sonhos sepultados. O que distingue um vencedor neste mundo atribulado daqueles que sucumbem e tombam derrotados nos desertos da vida não são as circunstâncias.
A crise chega para todos. Em um ou outro momento da vida todos passaremos por vales. Por que uns fraquejam, outros triunfam diante das mesmas circunstâncias? A diferença está na atitude que cada um tem diante da crise. A experiência de Isaque nos oferece uma luz sobre escuridão das crises. Para Isaque, a crise foi um tempo de oportunidade. Em vez de se desesperar, ele obedeceu a orientação de Deus e venceu num tempo em que todos estavam fracassando.
Talvez você esteja atravessando um período de crise, seja financeira, familiar, ou mesmo na área dos seus sentimentos. Como você tem reagido diante delas? Deseja encontrar auxílio para superar momentos difíceis? Recomendo a leitura cuidadosa da história desse grande homem de Deus. Mais do que isso, procure conhecer o Deus de Isaque. Assim como Deus falou, guiou e prosperou Isaque, Ele deseja socorrer todos que vêm a Ele! “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu darei descanso a vocês” Mateus 11:28.

Edwil Vagner Borçatto – Pastor. Local da Igreja Cristã da Trindade