O sofrimento nos ensina

Vocês pretendiam me fazer mal, mas Deus planejou tudo para o bem. Colocou-me neste cargo para que eu pudesse salvar a vida de muitos. Gênesis 50:20

Às vezes, pode ser difícil ver como Deus poderia usar a dor do nosso passado para o bem. No entanto, repetidamente na Bíblia, vemos exemplos de Deus pegando as situações mais sombrias e difíceis da vida das pessoas e usando-as para a Sua glória.
Gênesis 37-50 conta a história de José, cujos irmãos eram tão cheios de ciúme e ódio por ele que o venderam como escravo.
Como se isso não fosse ruim o suficiente, as mentiras da esposa de seu mestre o levaram para a prisão. Como muitos de nós, ele enfrentou sentimentos avassaladores de traição, rejeição e abandono, mas Deus estava trabalhando. Eventualmente, por causa de suas circunstâncias aparentemente desesperadoras, José se tornou o segundo no comando do Faraó com o poder de salvar sua família e todo o Egito da fome e da morte.
Olhando para trás, José é capaz de reconhecer que Deus nunca o deixou, mas estava silenciosamente coordenando um milagre o tempo todo.
Como José, todos nós sentimos dor e sofrimento. Alguns de nós até mesmo sofrem tragédias indescritíveis ou abusos indesculpáveis. No entanto, histórias como essa nos dão esperança de que, com Deus, podemos encontrar um propósito em nossa dor.
Muitas vezes, as feridas nos dão a oportunidade de impactar positivamente este mundo de uma forma que ninguém mais pode. Eu ouvi dizer que apenas aqueles que perderam um dos pais podem realmente entender como é essa perda. É verdade. Não perdi meus pais, ainda os tenho, mesmo que longe (eu aqui, eles no Rio Grande do Sul).
As perdas doem, mas posso dizer que essas experiências nos dão a capacidade de falar sobre a vida dos outros e confortá-los em um nível que poucos podem. Na minha experiência, nossa dor pode realmente nos levar em direção ao nosso propósito.
Talvez por causa do seu passado, você seja o único qualificado para dar a alguém esperança para o casamento ou talvez os desafios que está enfrentando com seu filho adolescente possam ajudar outras famílias a reconhecer os sinais de alerta de automutilação. Talvez por causa de suas lutas, você possa ajudar alguém com infertilidade, vício ou diagnóstico de câncer. Seja qual for a sua história, há beleza e poder em escolher ser vulnerável o suficiente para compartilhar seu testemunho com outras pessoas.
Se você está passando por uma época difícil, talvez não consiga pensar no que Deus tem para você no futuro. Isso está ok. Neste momento, você não precisa saber como Deus usará sua dor. Apenas saiba que Ele o fará. Deixe que isso lhe dê esperança para continuar.
Seja grato a Deus pela promessa que Ele não vai deixar todas as coisas difíceis que passaste na minha vida em vão. Deus trabalha em TODAS as coisas para o seu bem. Que você consiga enxergar como usar seu passado para seus propósitos. Encha-te de esperança e confiança em você.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral