O tempo

“...e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” Lucas 11:38-42.42

“Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a Sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não Se te dá que minha irmã tenha me deixado servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. Lucas 11:38-42.42

Muitas vezes, estamos tentando agradar a Deus com nosso trabalho, mas o mais importante para Ele é quando nos assentamos aos Seus pés. Nosso serviço é importante, mas estar com o Senhor, gastar tempo em Sua presença é muito mais. Além de que, depois de um tempo de uma comunhão, o serviço se torna mais eficaz.
Enquanto Marta corria, Maria estava aos pés do Senhor. Todos conhecemos a história, mas fazemos questão de permitir que ela continue se repetindo… Muitos de nós só conseguimos pensar nos compromissos diários, na agenda cheia, em como fazer tudo, etc. Preocupamo-nos com coisas que não mereciam tanta atenção. Deixamos que o “urgente” tome o lugar do “importante”.
Sei muito bem do que estou falando, não só pelo convívio com outras pessoas, mas por mim mesmo. Por natureza, sou alguém agitado, que não gosta de ficar parado. Se deixar, não paro um instante, sou como Marta. Mas tenho aprendido que, na vida com Deus, as coisas são diferentes. Aprendi, desde o início da minha caminhada com Ele, que a chave de tudo é o tempo investido em relacionamento com o Pai. E apesar de por temperamento ser uma pessoa mais parecida com Marta, por princípio bíblico, tenho forçado meu comportamento a se ajustar ao de Maria.
Às vezes, tenho as minhas recaídas, mas luto comigo mesmo, pois quero o melhor de Deus! Ninguém tem o direito de se desculpar dizendo: – “Este é o meu jeito de ser”! Se Deus nos fizesse de modo diferente uns dos outros no que diz respeito a buscá-Lo, estaria sendo injusto conosco; estaria dando a um condições de agradá-lo e a outro não. Mas isto não é mera questão de temperamento, e sim, de comportamento. Precisamos aprender as prioridades corretas para crescer espiritualmente. Falta de tempo com Deus é o maior obstáculo ao crescimento do crente.
Costumamos permanecer tão cegos em nosso comportamento errado que às vezes tentamos até convencer Deus de que estamos certos. Marta foi pedir a Jesus que fizesse Maria se levantar e ajudar, e estava certa de que Jesus agiria de forma justa, mas não esperava que naquela situação a errada fosse ela.
Tentou convencer até o próprio Jesus da importância de sua “correria”. De modo semelhante, muitas vezes, estamos errados e tentando convencer-nos (e aos outros) do contrário.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral