O tempo do trabalho na vida do cristão

Na maioria dos países industrializados, o Dia do Trabalho é comemorado no dia 1º de Maio. O dia do trabalho originou-se por causa das manifestações de operários na cidade de Chicago, em 1886. Nestas manifestações, convocadas pela Confederação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e Canadá, os operários reivindicaram, pela primeira vez, a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 8 horas diárias, o que conquistaram.

Mas, o que significa trabalhar? Conforme a Enciclopédia Larousse Cultural, “trabalhar” significa “dedicar-se a uma atividade, desempenhar um ofício, fazer um trabalho. Empenhar-se, esforçar-se para conseguir ou obter algo.” O trabalho foi instituído por Deus ainda no jardim do Éden (Gn 2.15). No princípio, o trabalho não foi apresentado por Deus como um castigo para o ser humano, mas, sim, como uma bênção, uma atividade para preservar aquilo que Deus havia criado. Tudo era muito bom e agradável, inclusive, o trabalho, até a queda em pecado.

Por causa do pecado, todavia, o trabalho adquiriu as características de esforço penoso (Gn 3.17-19). O pecado dos seres humanos tornou a terra maldita. O autor de Eclesiastes nos diz que o trabalho que realizamos “debaixo do sol” é “vaidade”, ou seja, “algo efêmero e passageiro como a fumaça”. Após a queda, o ser humano, sendo pecador, trabalha visando exclusivamente alvos mundanos e o resultado é um senso de frustração e desespero, porque ele acabará desaparecendo desta terra e o seu trabalho com ele (Ec 2). Somente quando o ser humano interpreta o seu trabalho à luz da eternidade é que sua compreensão desse fato irá mudar. Embora o ser humano seja pecador, ele possui muitos dons e capacidades. (Êx 31.11ss; Jz 3.10; Is 45). É Deus quem nos capacita a trabalharmos. O trabalho é o instrumento do qual Deus se utiliza para que o homem possa ter o sustento. Contudo, Deus não quer que coloquemos a nossa confiança no nosso trabalho, mas que a coloquemos Nele, que é quem nos deu os dons, a saúde e as oportunidades para trabalharmos.

O tempo que o trabalho ocupa na vida do cristão é muito importante; não é um tempo perdido, mas um tempo muito bem aproveitado quando usado de forma certa. Como seria a forma certa de usar o tempo? Não trabalhando demais e nem de menos. Pois, o trabalho dignifica o homem e, por outro lado, quem não trabalha não deveria nem comer. Nós precisamos estar cientes de que o tempo que Deus nos deu é algo precioso, que não volta. Em suas cartas, Paulo nos mostra o quanto ele sofreu para levar o Evangelho avante. Contudo, Paulo não reclama do que ele passou, nem nos diz que perdeu o seu tempo, mas considera-se muito feliz por ter trabalhado em favor do Evangelho. Ele próprio nos diz que não deve isso a si mesmo, porém, à graça de Deus que sempre esteve com ele, como ele diz: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me deu não ficou sem resultado; ao contrário, tenho trabalhado muito mais do que todos os outros apóstolos; no entanto, não sou eu quem tem feito isto, e sim, a graça de Deus que tem trabalhado comigo” (1Co 15.10).

Deus criou o mundo em seis dias e, no sétimo, Ele descansou. Deus instituiu o dia do descanso para que as pessoas repousassem de seu trabalho e para que este dia fosse santificado de forma especial. Este Mandamento não foi dado para ficarmos sem fazer nada. Então, por que motivos nós precisamos ter um dia de descanso? Primeiro, para nos dedicarmos ao estudo da Palavra de Deus. Segundo, para que o nosso próprio corpo e a nossa mente descansem. Nós também precisamos descansar, para repormos nossas energias para mais uma nova jornada de trabalho. O excesso de trabalho prejudica a nossa vida. Precisamos descansar.

Ninguém pode dizer que não tem tempo disponível; o que pode estar ocorrendo é ganância ou pode estar faltando administração correta do tempo e dos bens. Deus nos deu o tempo para que o usemos de uma maneira proveitosa. O trabalho não é um tempo perdido, assim como o lazer e o estudo da palavra de Deus também não o são. O cuidado que se deve ter é para não tornar-se viciado no trabalho e para não colocar o trabalho sempre acima de tudo. A ganância de não se contentar apenas com o “pão”, porém sempre querer mais, torna os seres humanos escravos do seu trabalho e faz com que já não ponhamos a nossa confiança em Deus, mas em nós mesmos.

Se Deus não nos desse forças e nem saúde, não conseguiríamos trabalhar. Tudo o que nós temos foi Deus quem nos deu, assim como o nosso trabalho. O trabalho sem confiança em Deus não poderá ser outra coisa senão algo vazio. Mas, se reconhecemos que o nosso verdadeiro propósito é glorificar a Deus (1Co 10.31), aí sim o nosso trabalho será algo que nos enriquece e nos motiva a fazermos tudo para a glória de Deus. Às vezes, achamos que o nosso trabalho é muito pesado.

Mas o que é o nosso sofrimento ao lado do que Cristo sofreu? Na verdade, não é nada. No entanto, em Mt 11.28-30, Cristo nos diz que todos aqueles que estão cansados de carregar as cargas pesadas devem buscar a Ele, pois, Nele vamos encontrar o verdadeiro descanso. Ao meditarmos sobre o nosso próprio trabalho e enfado, próximos do Dia do Trabalho, somos convidados a olhar para Cristo e o grande e penoso trabalho que teve por nossa causa, conforme nos testemunha o apóstolo Paulo em Gl 4.4. Que nunca cansemos também de trabalhar para o bem do próximo e, especialmente, para que a Palavra de Deus seja anunciada a todas as pessoas! Amém!!!

Pastor Elton Rost
Congregação Evangélica Luterana PAZ
Rua José Morelli, nº 193 – Bairro Bela Vista IV – Cosmópolis, SP
Blog: ielbcosmopolis.blogspot.com