O trabalho no ano 2000

E o tão falado ano 2000 que mudaria tudo chegou. E chegou mudando mesmo. Claro, talvez com um pequeno atraso de vinte anos, mas que para a história isso não é nada. Assim como muitas outras coisas que mudariam com a chegada do novo milênio, com o trabalho não foi diferente. Com a revolução digital, as relações trabalhistas também entraram no novo ciclo da humanidade. Um novo ciclo marcado pela mudança constante, pela agilidade, pela necessidade de atualizações constantes.
Essas mudanças trazem transformações importantes para o comportamento humano. O modo como namoramos, estudamos, sofremos, vivemos o luto, tudo. Tudo passa a ser reinventado com base nessa nova realidade digital. Desse modo, podemos dizer que, do mesmo jeito que surge um novo perfil de trabalhador, também surge um novo modo de cidadão. Um tipo diferente daquele que estávamos acostumados.
Mais ágil, mais versátil, mais criativo. Isso tudo nos remete e implica a novos tempos, novas mentalidades, muitas possibilidades de ser e estar no mundo. O mais importante é mantermo-nos abertos para este tão esperado futuro que chegou. Ruim seria agora não sabermos o que fazer com ele.

Natal Marsari – Psicólogo
CRP: 06/61754