O treinamento de resultados

Muitos homens e mulheres procuram pelas melhores formas de queimar a indesejável gordura, mas, a grande maioria não obtém os resultados esperados. Porém, entre os vários treinamentos disponíveis, um deles está sendo reconhecido por ser mais eficiente na obtenção de resultados, o HIIT – High Intensity Interval Training (traduzido para o português como Treinamento em Intervalos de Alta Intensidade). “Muitos profissionais aplicam esta metodologia, porém, sem conhecimento e com um amontoado de exercícios complexos, ocasionando inúmeras lesões e poucos resultados, o que apontam pesquisas”, destaca o fisiologista Saulo.

A vantagem em relação ao treino tradicional é que, além de curto, o HIIT permite queimar até 350 calorias nas 12 horas após o treino, mesmo em repouso. “Ele tem sido visto como o melhor método para a queima de gordura, ganho de massa muscular e também para melhora da capacidade cardiorrespiratória e da saúde. O HIIT, o treino mais popular do momento, é uma proposta de treinamento aeróbico aonde são intercalados exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade.

Saulo Emanoel Ribeiro dos Santos
Fisiologista do Exercício
CREF: 052505 G/SP
www.saulosantos.com.br (019) 99185-7960

Um intervalo de exercícios de alta intensidade (1 a 2 minutos, por exemplo) é seguido por um período de recuperação de baixa intensidade (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo), o que possibilita que o corpo tampone e elimine o ácido láctico do sangue, permitindo, assim, que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade.

Os especialistas em exercício, até pouco tempo atrás, afirmavam que o melhor para a queima de gordura corporal seria realizar exercícios aeróbios de forma contínua e em baixa intensidade. Dessa forma, o organismo preservaria a massa muscular e colocaria as gorduras para trabalhar como combustível do exercício. No HIIT, o importante é não aumentar o tempo da atividade. O ideal é manter o tempo curto e realizar o exercício da forma mais intensa possível”, esclarece Saulo.

A grande vantagem do HIIT é utilizar os benefícios do efeito EPOC. EPOC quer dizer Excess Post Exercise Oxygen Consumption, traduzindo – consumo excessivo de oxigênio após o exercício.

“Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia.
O exercício praticado em maior resistência eleva seus níveis de testosterona em quase 100 por cento, enquanto os de baixa resistência apenas aumentam seus níveis em torno de 60 por cento.

Exercícios que modulam os efeitos hormonais vão queimar mais calorias durante a atividade e proporcionar maior benefício calórico após o exercício. Deste modo os exercícios aeróbicos feitos numa intensidade maior por um período de tempo menor não vão apenas manter seus músculos, mas podem ajudá-lo a construir mais massa muscular e ainda obter um maior vigor sexual, entre outros benefícios advindos da testosterona. Há também um aumento da resposta do hormônio do crescimento atribuído ao HIIT, provavelmente, mediada por meio do significativo acúmulo de lactato associado a este tipo de atividade de alta intensidade”, acrescenta Saulo.

No Studio Saulo Santos, o treino do HIIT leva cerca de 20 minutos apenas e não requer nenhum equipamento especial.
“Entre as diversas possibilidades de treinamento, temos, por exemplo :
– Corrida: Sprints e corrida moderada na escada agilidade (foto);
– Lançamento medicine ball (bola com pesos): 2 minutos de pancadaria e 2 minutos caminhando;
– Agachamento unilateral: 1 minuto agachando e 2 subindo e descendo o step (foto);

São exemplos mutáveis. Se você não aguenta, comece devagar, por isso a importância da individualidade biológica. Os treinos hiits são individualizados, pois, cada pessoa tem seus déficits de movimento, nível de condicionamento, e o que a gente vê por aí não é isso. Nem toda pessoa é apta a praticar e fazer tudo. O segredo no treino HIIT é não aumentar o tempo da atividade.

O ideal é manter o tempo curto e realizar o exercício da forma mais intensa possível. É evidente que a realização deste tipo de atividade física necessita especial atenção do interessado, tanto na avaliação prévia das condições físicas quanto na sua execução, devido à alta intensidade dos exercícios. Deste modo, recomendo que os interessados em praticar o HIIT procurem aconselhamento médico antes de iniciar o treino e, posteriormente, tenham um treinador que regule a intensidade dos exercícios”, finaliza Saulo Santos.