O uso de celulares e a sobrecarga na coluna cervical

A fisioterapia na fase aguda e o Pilates na fase de controle vêm sendo cada vez mais utilizados no tratamento e prevenção dessas dores cervicais

O Termo TextNeck (Pescoço de texto) foi introduzido nos consultórios ortopédicos devido a uma comum queixa dos pacientes nos dias atuais: A dor no pescoço pelo uso de celulares.
A cabeça humana pesa pouco mais de 5 kg. Mas, como o pescoço inclina para a frente e para baixo, o peso sobre a coluna cervical começa a aumentar.
Em um ângulo de 15 graus, este peso é de cerca de 12 kg, a 30 graus é 18 kg, a 45 graus é 22 kg, e a 60 graus é 27 kg.
Ao longo do tempo, essa má postura, às vezes chamada de “pescoço de texto,” pode levar a um desgaste e lesões no início da coluna vertebral, com a aceleração do processo degenerativo, com importantes consequências.
A má postura pode causar outros problemas para nosso organismo. Além das tão conhecidas tendinites em ombros, cotovelos e mãos, podem até reduzir a capacidade pulmonar nos casos mais avançados.
Também tem sido associada às dores de cabeça e problemas neurológicos, depressão e doença de coração.
O diagnóstico dessa patologia é realizado através de uma história clínica bem realizada e um exame físico minucioso, descartando outras doenças mais comuns. Exames complementares como radiografias, ultrassonografias e até mesmo ressonância nuclear magnéticas podem ser necessárias para elucidar as queixas de cada paciente.

Como evitar o textneck?
• Desça os seus olhos para baixo ao olhar um dispositivo. Não há necessidade de dobrar o pescoço.
•Exercícios de fortalecimento e alongamentos são sempre recomendados.
• Mantenha o seu telefone celular ao nível dos olhos sempre que possível. O mesmo vale para todas as telas de laptops e tablets que também devem ser posicionadas de modo que a tela esteja ao nível dos olhos e você não tenha que dobrar sua cabeça para a frente ou olhar para baixo.
• Faça pausas frequentes do seu celular e laptop durante o dia.
• Se você trabalha em um escritório, certifique-se de que sua tela esteja configurada de modo que quando você olha para ela, você esteja olhando para a frente, com a cabeça posicionada diretamente na linha dos ombros e coluna vertebral.
A fisioterapia na fase aguda e o Pilates na fase de controle vêm sendo cada vez mais utilizados no tratamento e prevenção dessas dores cervicais.

Dr. Raul M. Casagrande
Ortopedista e Traumatologista
CRM 139858/ TEOT 13389 / SBQN 0770
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Especialista em Cirurgia de Fêmur, Quadril e Pelve. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Fisiologia, Biomecânica e Treinamento Desportivo)