O valor da oração

Salomão nos ensina aqui o valor da oração. Sendo ele um rei poderoso, reconhece que a posição mais exaltada que alguém pode ocupar é ajoelhado diante de Deus em oração. Por que é importante orar? Porque talvez a oração seja única demonstração visível de um ser humano se humilhando diante da única fonte capaz de saciá-lo, Deus.
A oração é um dos meios da graça através do qual podemos manter comunhão com Deus. Não há outro método para nos tornarmos semelhantes a Cristo se não for por meio da oração. Se pertencemos a Cristo, o desejo pela oração deve ser evidente em nossas vidas.
A oração é a forma que temos de falar com Deus, não podemos manter um relacionamento com Ele sem diálogo. Ele nos fala através da palavra, mas também nos fala através da oração. Olhando para a história bíblica desde os patriarcas passando pelos profetas e apóstolos, não encontraremos sequer um homem ou uma mulher que tenha sido usado por Deus sem a prática da oração. Se negligenciarmos a oração, naufragaremos na fé. Sabe por quê? Porque sem oração não há cristianismo, sem oração não há igreja, pelo menos não viva, sem oração não há progresso na evangelização, sem oração não há famílias fortes, sem oração não há conversões, sem oração não há milagres, sem oração não há manifestação do Espírito Santo e de Seu poder.
Precisamos reconhecer que se não orarmos não teremos respostas de Deus. Abraão orou por seu sobrinho Ló e Deus deu livramento em Sodoma, Jacó orou por uma benção e Deus o abençoou no Vale de Jaboque, Moisés intercedeu em favor da nação errante e Deus perdoou Israel, Ana orou por um filho e Deus lhe deu Samuel, grande Juiz, Profeta e Sacerdote, Ezequias orou por uma cura e Deus lhe deu 15 anos a mais de vida, Daniel orou na cova por livramento e Deus fechou a boca dos leões, Davi orou por uma vitória no campo de batalha e Deus entregou o gigante Golias em suas mãos, Elias orou diante do altar por um sinal e Deus mandou fogo do céu, Eliseu orou por um milagre e Deus abriu os olhos do moço.
Em Atos 12, o anjo foi buscar Pedro na prisão, mas a oração foi buscar o anjo. Precisamos orar mais, quem sabe precisamos aprender a orar. Há um segredo: a oração e o pecado nunca viverão juntos no mesmo coração, ou a oração consumirá o pecado ou o pecado sufocará a oração. Se não orarmos, não veremos os sinais de Deus nessa geração.

Pr. Edwil V. Borçatto – Igreja Cristã da Trindade – Rua Campinas, 749
Cosmópolis