O valor da oração

“Então, Daniel foi para casa, e fez saber o CASO a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que PEDISSEM MISERICÓRDIA AO DEUS DO CÉU, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, com o resto dos sábios de Babilônia”. Daniel 2:17-18
Meditando neste texto, me veio à mente o versículo de Tiago 5:16b. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.
O contexto deste texto de Daniel mostra que o rei Nabucodonosor havia tido um sonho, sonho este que o perturbou profundamente. Ele convoca seus sábios, magos e encantadores para interpretá-lo, mas este era impossível de ser interpretado. O rei, então, na sua ira, decreta que todos os sábios, magos e encantadores seriam mortos. Foi neste contexto de impossibilidade humana, e de grande risco de vida, que Daniel se apresenta ao rei, pedindo um tempo para revelar a interpretação de tal sonho.
Todos nós, muitas vezes, passamos por situações tão difíceis e complexas, que reconhecemos a impossibilidade humana, e então perguntamos: O QUE FAZER??? Daniel, diante de tal realidade, busca ajuda de seus amigos, amigos estes, que também eram tementes a Deus, para que juntos SE UNISSEM EM ORAÇÃO, para obterem resposta sobre o mistério do sonho do rei Nabucodonosor. Daniel reconhece que a sabedoria humana é insuficiente para responder ao pedido do rei, e que somente a revelação Divina poderia prover tal resposta.
No estudo deste texto, aprendo algumas lições valiosíssimas que nos encorajam profundamente na vida de oração:
I. Daniel demonstra humildade ao convocar seus amigos para batalharem juntos em oração (Vs. 17, 18).
II. Daniel rende graças e louvor ao Deus de toda sabedoria pela resposta às orações. “Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. A Ti, ó Deus de meus pais, eu Te rendo graças e Te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e agora me fizeste saber o que Te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei” (Vs. 19,23).
II.Daniel reconhece os atributos de Deus (Eterno, Sábio, Poderoso, Soberano, Onisciente) “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque Dele é a sabedoria e o poder” (Vs. 20).

IV. Daniel deixa claro que foi Deus quem lhe deu sabedoria, pois Ele é Soberano sobre todas as coisas. “É Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com Ele mora a luz” (Vs. 21-22).
Queridos, gostaria de encorajá-los a sempre buscarem no Senhor a ajuda necessária, e não importa a situação que pareça ser impossível humanamente falando. Deus está no controle da história humana! Ele está no controle das nossas vidas! Que Deus lhes conceda sabedoria, provisão e livramentos nesta nova semana. Coloque suas necessidades diante de Deus em oração!
“Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7

 

Pastor Devair Sampaio
Igreja Evangélica Ação Bíblica