O xodó Max e Luiza

Maria Luiza de Almeida Freire é estudante, tem 18 anos e é tutora de Max, um cãozinho de dois anos de idade da raça Shitzu.
Assim que Luiza se mudou para Cosmópolis, a mãe de um amigo disse que tinha um cachorrinho e ela foi lá ver. Quando ela viu Max, se apaixonou e decidiu ficar com ele. “Ele era o mais danado de todos os seus irmãos”, diz ela.
Max é o único animalzinho na casa, mas, Maria Luiza diz que gostaria muito de ter um gato.
Ele tem dois pratos preferidos: os sachês e mortadela.
Maria diz que o cãozinho dá um pouquinho de trabalho. “Quando o deixamos em casa sozinho, ele faz a festa”.
A relação de Max é muito boa com os integrantes da família, todos o amam.
“Todos deveriam ter algum bichinho de estimação, pois, eles trazem mais alegria para casa e para nós. Podemos chegar cansandos e, mesmo assim, eles irão te receber com todo o carinho e toda alegria deles; eles mostram o que é amor verdadeiro”, afirma Maria Luiza.
Raramente, Max fica só, sempre tem alguém em casa para supervisioná-lo e, em casos de viagem, ele fica com alguém próximo, pois, é complicado levá-lo, dependendo do destino.
Juntos, Max e Maria Luiza gostam de brincar e passear.
“Pessoas que maltratam os animais deveriam receber algum tipo de multa e ter os bichinhos retirados, pois, o nosso papel é cuidar deles e não maltratá-los”, diz ela.
Maria lembra que “uma vez, fomos passear na praça e eu decidi soltá-lo. Ele saiu correndo sem parar e eu fiquei correndo atrás dele. Ele viu uma criança e pulou em cima dela igual a um doido, mas, depois consegui chamar a atenção dele com uma bola,. Parecia que ele nunca ia parar de correr”.