Obesidade em animais: riscos e tratamento

O sedentarismo e a má alimentação são os principais hábitos que causam a obesidade em animais. O costume de oferecer comidas humanas, como pão, bolacha e queijo para os pets, por exemplo, é uma das atitudes que causa o sobrepeso. “Essa prática, somada a pouca atividade física e animais vivendo em espaços menores, afeta mais ainda a saúde deles. Assim, o animal que não é incentivado a correr, brincar ou não passeia diariamente por pelo menos 30 minutos, tem maior probabilidade de sofrer com a obesidade”, explica Natalia Idalgo de Queiroz, Médica Veterinária. Ela ainda explica que “a obesidade é resultado de um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. A prevalência é maior em animais entre 5 e 10 anos de idade. O grau de excesso de peso é importante. Considera-se que o animal é obeso quando seu peso está pelo menos 20% maior do que o ideal; esse excesso de peso corporal se acumula na forma de tecido adiposo (gordura)”.
A obesidade também pode estar associada a algumas doenças, como o hipotireoidismo e a diabetes. “A castração também pode ser uma causa de obesidade caso o animal se torne mais sedentário e sua alimentação permaneça a mesma”, completa Natalia.

Natalia Idalgo de Queiroz – Médica Veterinária CRMV-SP 23.967

Como tratar a obesidade em animais?
Natalia explica que o primeiro passo de um programa eficaz de tratamento da obesidade é o reconhecimento do problema pelos tutores, principalmente, para que estes parem com os petiscos gordurosos e calóricos. “A mudança na alimentação para a quantidade certa de ração ou até mesmo para uma ração própria para o emagrecimento é necessária. Lembrando que o ideal é perder gordura e preservar a massa magra, portanto, é importante o acompanhamento de um médico veterinário neste processo. Este profissional também passará as informações sobre a quantidade de ração, quantas vezes ao dia e fará o acompanhamento da perda de peso”.
Não só a dieta, mas, também, o manejo alimentar e os exercícios físicos são extremamente importantes para que o programa de perda de peso seja bem-sucedido. “No caso dos gatos, esse manejo inclui colocar a ração e a água em lugares mais altos para forçá-los a subir, e como não é possível fazer caminhadas, os exercícios físicos devem ser praticados dentro de casa com brinquedos e brincadeiras de corrida”, exemplifica a especialista.

Quais os animais mais suscetíveis a obesidade?
Alguns animais são mais propensos a engordar, como os mais velhos e os castrados, portanto, exigem cuidados redobrados. “A raça do animal também exerce influência, algumas estão mais inclinadas à obesidade. São elas: Beagle, Pug, Bulldog Inglês, Labrador, Cocker, Rottweiler, Terra Nova, Boxer, Pastor Alemão e ShihTzu. No caso dos gatos, os mestiços têm maior chance de desenvolver a doença”, pontua Natalia.
A Veterinária conclui afirmando que “combater a obesidade não é estética, é saúde”.