Obesidade infantil não é causada apenas por má alimentação

A criança com o peso extremamente acima do peso ideal tem dificuldade de respirar adequadamente

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra
CRM-SP 118967

Obesidade infantil é a desproporção do peso em relação à faixa etária e a estatura de uma criança comparativamente com a população de mesmo sexo e idade.
Consequências
A obesidade infantil está relacionada de imediato com questões ortopédicas pela sobrecarga que o peso causa no esqueleto. Então, surgem problemas na coluna, a criança começa a ficar com o abdômen muito grande e isso faz a coluna lombar se projetar para frente, que chamamos de hiperlordose. Também pode ocasionar sobrecargas nos joelhos.
A obesidade muito acentuada pode elevar a pressão arterial e, então, as crianças podem ter esse aumento na pressão arterial em decorrência disso.
Temos também as dislepidemias, que são o aumento do colesterol ou da taxa de triglicerídeos. Dependendo dessa dislepidemia, se for a taxa de triglicerídeos, pode ocorrer um acúmulo de gordura no fígado, que é chamado de esteatose hepática. A esteatose hepática é um fenômeno muito observado nos indivíduos que tem altas taxas de triglicerídeos.
Na obesidade infantil, também são perceptíveis problemas de ordem comportamental. Vemos a questão do bullying escolar, a criança pode não conseguir acompanhar as atividades físicas na escola.
Vemos também um aumento nos problemas respiratórios porque a criança com o peso extremamente acima do peso ideal tem dificuldade de respirar adequadamente.
Essas consequências podem ser vistas já na infância, mas, se o individuo se transporta nessas condições até a fase adulta, ele vai poder colher no futuro doenças de forma precoce.
Causas
Os motivos que levam à obesidade infantil, além dos erros alimentares, são o fator genético, o uso de leite integral antes de a criança completar um ano de idade, introdução precoce de alimentos como pães, bolachas e doces e o fato de pensarem que criança saudável é aquela que come bastante.
Uma criança é considerada com sobrepeso na medida em que o seu peso comparado a sua estatura, idade e sexo se encontram um pouco acima da média dos seus pais. A criança é considerada obesa quando a sua proporção supera dois desvios padrões na curva de peso. Nós também usamos o Índice de Massa Corporal (IMC) como uma comparação, mas não necessariamente com a mesma faixa que é usada em adultos.