Obesidade pode desenvolver outras doenças, diz endocrinologista

A obesidade, atualmente, está no cotidiano de boa parte da população, tanto para adultos quanto para crianças.
De acordo com a endocrinologista, Mirian Airoldi, a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. “O Ministério da Saúde passou a considerar a obesidade como uma doença e não mais como um problema estético”.
A especialista esclarece que existem diversos fatores para que uma pessoa se torne obesa. “Algumas pessoas podem apresentar compulsividade, ansiedade, hipotireoidismo e até mesmo a má alimentação. Por isso, é necessário realizar um diagnóstico para cada pessoa”.
A endocrinologista Mirian explica que o crescimento da obesidade no Brasil está ligado aos alimentos industrializados, às redes fast foods e também à falta de atividades físicas. “Atualmente, as pessoas estão comprando comidas industrializadas e estão prejudicando a saúde, como, por exemplo, o suco de caixinha vendido em supermercado, onde existe uma grande quantidade de açúcar. Também vemos que, antigamente, as crianças brincavam nas ruas e perdiam as calorias; hoje, elas ficam dentro de casa, vendo TV e mexendo nos computadores. Tudo isso está causando a obesidade”.
A doença pode desenvolver diversas outras doenças, como, diabetes, colesterol, problemas articulares e psicológicos. “Se a pessoa prevenir a obesidade, é possível ter uma vida saudável e também prolongar os anos de vida”.

Cálculo de obesidade
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade de uma pessoa. Através do cálculo de IMC, é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

Mirian Airoldi
Endocrinologista
CRM 34388
Atende na Rua Ramos de Azevedo, 139-A
Telefone: 3872-2185

Para calcular o IMC, é necessária a aplicação de uma fórmula que leva em conta o peso e a altura.
Através do cálculo, é possível se basear nas seguintes categorias: Abaixo de 18,5, está abaixo do peso ideal; entre 18,5 e 23, o peso é normal; entre 23 e 28, acima de seu peso; e acima de 29, obesidade grau I.
Para fazer o cálculo do IMC é preciso dividir o peso, em quilograma, pela altura, em metros, ao quadrado.
Já para calcular o IMC é necessária a aplicação de uma fórmula que leva em conta o peso e altura.

Tratamento
O tratamento para a obesidade é realizado de maneira diferente para cada pessoa e para cada idade. Assim, crianças obesas demandam outros medicamentos.

Exercícios físicos
A médica Mirian esclarece que os exercícios físicos podem ajudar, mas, é necessária a mudança de alimentação. “Os exercícios físicos em si não emagrecem, eles modelam o corpo da pessoa. Então, se uma pessoa faz exercício e continua comendo de maneira errada, não irá causar efeitos. Os exercícios físicos devem ser associados a uma dieta”.

Dicas
A especialista deixa algumas dicas para os pais cuidarem da alimentação de seus filhos e para quem quer emagrecer. “Os pais devem controlar e orientar seus filhos a comerem alimentos saudáveis e colocá-los em atividades físicas, como natação e ballet. Já para aqueles que desejam emagrecer, é necessário muito foco”.