Ponte existente no local receberá reforço de fibra de carbono, sete vezes mais resistente que o aço
A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, fará a partir desta sexta-feira, dia 19 de janeiro, um desvio na altura do km 134 da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia.
Com a medida, o tráfego da pista norte, sentido Cosmópolis, ficará bloqueado e os motoristas serão desviados para a pista sul, no lado oposto da via. A medida é necessária para a continuidade das obras de modernização da ponte existente no local.
“Trata-se de uma modificação importante, que vai garantir, por exemplo, a implantação de acostamento no dispositivo, o que não existe atualmente. Após as obras, a ponte no sentido norte vai atender a todos os padrões atuais de segurança”, explica o engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Lemos. Ele esclarece ainda que o dispositivo da pista sul já está de acordo com as exigências atuais, por se tratar de uma construção mais nova.
Além do alargamento, a estrutura do dispositivo também será reforçada, com a implantação de duas novas vigas de sustentação e da utilização de fibra de carbono, material sete vezes mais resistente que o aço.
As obras estão previstas no cronograma de intervenções definido pela Concessionária junto à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em março deste ano.
Os motoristas que desejarem mais informações poderão entrar em contato com a Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) atende 24 horas e a ligação é gratuita.
Desvio
Por conta dos trabalhos, os motoristas que seguem pela pista norte da rodovia Prof. Zeferino Vaz terão um desvio na altura do km 134 e passarão para a pista sul, onde haverá uma faixa à disposição em cada sentido da via. O desvio será implantado por cerca de 1,5km, até o km 135,5, pouco antes da praça de pedágio.
A separação do tráfego ocorrerá por meio de balizadores. Todo o local receberá sinalização especial para evitar o risco de acidentes. Outra medida adotada será a redução da velocidade, que passará a ser de 40 km/h no trecho em obra.
“Nós entendemos que os motoristas podem não gostar das modificações, mas tudo ocorrerá por um tempo curto e determinado. As obras são para a ampliação das condições de segurança, por isso contamos com a compreensão dos usuários”, ressalta o coordenador de tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez.
Além da implantação dos balizadores e da sinalização especial, haverá a instalação de displays controladores de velocidade e um painel de mensagem variável (PMV) para alertar aos usuários a respeito da mudança. O desvio no local será válido até o término das obras.